Botafogo x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Data/horário: 25/05/2019, 16h (de Brasília)
Transmissão: Premiere
Local: Mané Garrincha (em Brasília)

Em Brasília desde as primeiras horas da última quinta-feira, o Palmeiras realizou na manhã desta sexta-feira (24), no estádio Bezerrão, o último treino antes de encarar o Botafogo, neste sábado (25), no Mané Garrincha. A partida será válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Juntos, Luan e Gómez não sabem o que é sofrer gol há 920 minutos

MELHOR APROVEITAMENTO DO BRASIL EM 2019
Com 18 vitórias, 8 empates e 2 derrotas em 28 jogos na temporada, o Palmeiras é o clube da Série A com melhor aproveitamento de pontos em 2019: 73,8%. O segundo colocado é o Cruzeiro, com 71,4% (18 vitórias, 6 empates e 4 derrotas) também em 28 jogos. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos do dia 23/05.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Invicto há 37 jogos, Victor Luis completou 100 jogos pelo Verdão em sua última partidaMENOR ÍNDICE DE DERROTAS DO BRASIL EM 2019
Levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A, o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas 2 vezes, contra 4 do Cruzeiro. O Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, e San Lorenzo-ARG, na Libertadores, enquanto a Raposa sofreu reveses para Flamengo, Internacional e Fluminense, no Brasileiro, e Emelec-EQU, na Libertadores. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos do dia 23/05.

JOGOS DE INVENCIBILIDADE NO CAMPEONATO BRASILEIRO
A equipe de Luiz Felipe Scolari ostenta uma invencibilidade de 28 jogos no Brasileirão. Desde 25 de julho de 2018, quando foi superado pelo Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã, são 21 vitórias e sete empates no período. O recorde anterior do clube pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Nacional entre 1972 e 1973.

MELHOR DEFESA DO BRASIL
O Palmeiras é o time da Série A que menos sofreu gols durante toda a temporada 2019: são apenas 8 gols até aqui contra 15 do Grêmio. O Alviverde ainda detém a menor média de gols sofridos (0,29, contra 0,52 do Grêmio) e o maior índice de jogos sem ser vazado (75% contra 68,97% do Grêmio). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos do dia 23/05.

NÚMEROS POSITIVOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Palmeiras, líder do Brasileirão-2019 com 13 pontos (4 vitórias e 1 empate), e São Paulo, 3º colocado com 11 (3 vitórias e 2 empates), são os únicos dois times que ainda não perderam na competição. O Verdão ainda ostenta o posto de equipe com mais vitórias (4, ao lado do Atlético-MG), mais gols marcados (12 contra 10 do Fluminense), menos gols sofridos (1 contra 2 do São Paulo) e melhor saldo de gols (11 contra 4 do São Paulo).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Hyoran não perde há 36 jogosCOPA DO BRASIL: ESTREIA COM VITÓRIA
O Palmeiras estreou na edição 2019 na Copa do Brasil na última quarta-feira (22), contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão, e venceu por 1 a 0 – gol do meio-campista Moisés, de falta. A partida foi válida pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, enquanto o jogo de volta será disputado no próximo dia 30, no Allianz Parque. 

CONMEBOL LIBERTADORES: OITAVAS DE FINAL CONTRA GODOY CRUZ
Já na Conmebol Libertadores, o time alviverde irá encarar o Godoy Cruz, da Argentina, em jogos marcados para os dias 23 e 30 de julho – só após a parada das competições para a disputa da Copa América, portanto. O Verdão obteve a melhor campanha geral da fase de grupos da competição continental (e consequentemente de sua própria chave), com 15 pontos, e, por isso, participou do sorteio do torneio sul-americano podendo enfrentar apenas um dos oito times que se classificaram na segunda colocação de seus respectivos grupos, como é o caso do Godoy Cruz, que ficou atrás do Olímpia, ambos com nove pontos, no grupo C.

LUAN E GUSTAVO GÓMEZ: 920 MINUTOS SEM SOFRER GOLS
Os zagueiros Gustavo Gómez e Luan vivem ótima fase com a camisa do Palmeiras. Com a dupla em campo, o time alviverde não sofre gols há exatos 920 minutos (sem considerar os acréscimos). Foram 837 minutos referentes aos últimos dez duelos feitos pela dupla (já descontando o tempo em que Luan saiu sentindo dores contra o Santos, pela 8ª rodada do Paulista, aos 27 da etapa inicial) e outros 83 correspondentes ao tempo restante do derby, pela 5ª rodada do Paulista, quando o time foi vazado aos sete minutos daquele clássico com esta dupla de zaga em campo. O recorde na história palestrina sem tomar gol levando em conta uma dupla de zaga, entretanto, ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel que, em 1987, garantiram que o time ficasse por exatos 1221 minutos intransponível.

MARCOS ROCHA: 60 JOGOS PELO PALMEIRAS
Vivendo grande fase com a camisa do Palmeiras, o lateral-direito Marcos Rocha pode completar neste sábado (25), contra o Botafogo, em Brasília, sua 60ª partida pelo Verdão. Ele está no clube desde 2018, ano em que contribuiu com o título do Campeonato Brasileiro, e marcou três gols. Neste ano, Rocha já contribuiu com três assistências diretas para gol e aparece na segunda colocação do ranking deste quesito no elenco do Maior Campeão do Brasil, ao lado de Gustavo Scarpa, Hyoran, Moisés e Ricardo Goulart e atrás apenas de Dudu, que soma nove passes decisivos na temporada.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu é o palestrino com mais partidas em 2019: jogou 25 de 28 possíveisTHIAGO SANTOS: 160 JOGOS PELO PALMEIRAS
Com a suspensão de Felipe Melo pelo acúmulo de três cartões amarelos, o meio-campista Thiago Santos deve ganhar nova oportunidade como titular do time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari. O último jogo em que o dono da camisa 5 começou entre os 11 iniciais foi diante do CSA, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. Ao todo, o jogador soma 159 partidas e cinco gols marcados. Ele está no Alviverde desde a temporada 2015.

MOISÉS: GOL E 130 JOGOS PELO PALMEIRAS
O dono da camisa 10 palmeirense marcou, de falta, o único gol na vitória por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Foi o 12º gol do jogador pelo Verdão, que completou diante do time do Maranhão seu 130º jogo defendendo o manto palestrino.

FERNANDO PRASS: 38º JOGADOR MAIS JOGOS NA HISTÓRIA DO CLUBE
O goleiro Fernando Prass, que estreou com a camisa do Palmeiras em 2013, disputou sua 271ª partida pelo Verdão diante do Sampaio Corrêa e alcançou a 38ª posição na lista dos atletas que mais defenderam o clube na história ao lado de Fedato. O arqueiro deixou para trás o zagueiro Toninho Cecílio, agora 40º com 270. O líder da lista é Ademir da Guia, com 902 partidas com a camisa alviverde.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 230 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde, em 466 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, são 58 partidas, 37 triunfos, 15 empates e 5 reveses, com 93 gols marcados e 25 gols sofridos.

LUIZ FELIPE SCOLARI: DUELOS COM BOTAFOGO
Contra o Botafogo, Scolari já comandou o Palmeiras 17 vezes. Foram sete vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. Desde que retornou ao clube, em 2018, apenas um duelo: vitória por 2 a 0.

PALMEIRAS x BOTAFOGO: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras já enfrentou o Botafogo em 117 oportunidades ao longo da história. Foram 46 vitórias, 37 empates e 34 derrotas. O Maior Campeão do Brasil marcou 174 gols e foi vazado 148 vezes. Pelo Campeonato Brasileiro, são 56 jogos, 24 vitórias, 18 empates e 14 derrotas, com 76 gols marcados e 55 gols sofridos.

PALMEIRAS x BOTAFOGO: INVENCIBILIDADE DE CINCOS JOGOS
O Palmeiras ostenta diante do Botafogo uma série de cinco partidas de invencibilidade. São quatro vitórias alviverdes e um empate – o último triunfo do time carioca aconteceu em julho de 2016. Neste período, o Maior Campeão do Brasil marcou oito gols e foi vazado apenas duas vezes.

PALMEIRAS x BOTAFOGO: ÚLTIMO JOGO CONTRA O TIME CARIOCA
O encontro mais recente entre Palmeiras e Botafogo aconteceu no dia 22 de agosto de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, e terminou com vitória alviverde por 2 a 0. O grande destaque daquele jogo foi o meio-campista Lucas Lima, que entrou no intervalo da partida e marcou os dois gols da vitória. Naquela oportunidade, o Verdão foi a campo com Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Lucas Lima) e Moisés; Willian, Borja (Deyverson) e Dudu (Artur).

PALMEIRAS CONTRA TIMES CARIOCAS EM BRASÍLIA
O Palmeiras já esteve em Brasília quatro vezes para enfrentar times cariocas ao longo da história. Foram dois duelos com o Flamengo (uma vitória por 2 a 1 e uma derrota por 2 a 0), um diante do Botafogo (derrota por 2 a 0) e um ante o Fluminense (vitória por 2 a 0).