Boxe do Palmeiras vence cinco lutas e perde uma em decisão polêmica
Heron Ledon
Departamento de Comunicação
Crédito: Auri Junior/Liga Sorocabana |
![]() |
Em sua última luta, Uendel Brito nocauteou o adversário em apenas sete segundos de luta |
A equipe de boxe do Palmeiras manteve o saldo positivo na Copa Lisoboxe, realizada em Sorocaba (SP), pela Liga Sorocabana. Dos seis atletas alviverdes escalados para lutar no último sábado (12), cinco se classificaram para as semifinais do torneio. A primeira derrota do Verdão nas cinco rodadas disputadas causou polêmica devido à decisão dos juízes, criticada pela equipe técnica do Verdão.
O primeiro palestrino a lutar foi Yuri Previatti, da categoria peso leve (60 kg), que se manteve à frente durante todo o combate contra Rafael Santos, do time Peter Venâncio, e por isso foi vitorioso na decisão dos jurados. Seu companheiro de Palmeiras, Uendel Brito, dos 69 kg, também levou a melhor ao bater Fabio Roberto, da cidade de Piedade (SP), por pontos. Na última semana, Uendel aplicou o nocaute mais rápido do ano com apenas sete segundos de luta.
Vinícius Santana, peso médio (75 kg), fez uma bela apresentação diante de Anderson Clayton, de Bauru (SP). Desde o primeiro round, o boxeador verde e branco conseguiu aplicar golpes poderosos que minaram o experiente rival no transcorrer da luta. O último assalto foi emocionante e decisivo, já que Vinícius foi golpeado e caiu ao chão. Após ouvir a contagem do árbitro, o palmeirense recuperou-se e conseguiu devolver a queda, mas desta vez para encerrar a luta e decretar a vitória por nocaute técnico.
Outros dois boxeadores do Palmeiras, Vinícius Barros (81 kg) e João Breve (+91 kg) classificaram-se para a próxima fase sem precisar lutar, pois seus adversários não compareceram aos duelos.
O único revés do time alviverde na competição aconteceu na luta entre Luiz Carlos Ribeiro, o Juquinha, e Luis Arantes, de Sorocaba (SP). Em um round inicial de muito estudo, Juquinha teve maior iniciativa e aplicou os melhores golpes. Já no segundo assalto, um descuido do atleta do Verdão culminou em um contragolpe no queixo que o derrubou. Juquinha, porém, se recuperou e prosseguiu no combate sem maiores problemas.
Já no round final, o boxeador do Palmeiras foi o único a buscar a luta e “sobrou” no ringue. Por outro lado, o lutador da cidade anfitriã apenas se recuou e abusou dos clinches, com o objetivo de travar a luta. Vencendo o primeiro e o último rounds, Juquinha era o merecedor da vitória, mas os jurados da Liga Sorocabana deram a vitória para Luis Arantes, em decisão unânime.
O técnico palestrino Paco Garcia comentou a luta e não concordou com o resultado. "O atleta de Sorocaba acertou apenas um golpe na luta toda, mas foi amplamente dominado nos outros rounds. Boxe Olímpico não é como o Boxe profissional, onde uma queda de um dos atletas deve alterar a avaliação da luta pelo juiz", disse. "É uma pena, pois estamos na briga com a equipe de Sorocaba pelo título coletivo, e eles favorecem os atletas da casa. Mas nos próximos confrontos diretos não vamos deixar para os juízes definirem a luta", concluiu.
Em preparação para o Rio 2016, palmeirenses voltam de torneio na Polônia
Os boxeadores alviverdes Jhonatan Conceição e Cosme Nascimento representaram o Brasil no torneio Feliks Stamm, em Varsóvia, capital da Polônia, na última semana, como preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ambos enfrentaram fortes adversários e sofreram o revés na decisão dos juízes.
Lutando entre os meio médios ligeiros, Conceição enfrentou em sua primeira luta Jemal Shalambelidze, representante da Geórgia. Contra um potente rival, o palmeirense conseguiu equilibrar o combate nos dois primeiros rounds, impondo seu estilo e sua a maior envergadura. No entanto, no terceiro assalto, Shalambelidze aplicou golpes potentes que decidiram o resultado final – vitória por pontos e eliminação automática do brasileiro da competição.
Pela categoria dos superpesados, Cosme enfrentou o irlandês Dean Gardinier. Em seu segundo campeonato internacional, o palestrino encarou um adversário muito alto e forte, também com uma técnica apurada. Assim, o boxeador do Verdão teve dificuldades para impor seu estilo e também foi superado por pontos.