Departamento de Comunicação

Após conquistar a Copa do Brasil, a equipe Sub-17 do Palmeiras estreou no Campeonato Brasileiro da categoria nesta quinta-feira (04). As Crias da Academia foram derrotadas por 3 a 2 pelo Athletico-PR, no CT do Caju, em Curitiba – os gols do time alviverde foram marcados por Figueiredo e Gilberto.

Devido à recente disputa da CEE Cup, na República Tcheca, e do Turnier Oberndorf, na Alemanha, importantes peças da equipe Sub-17 do Palestra não iniciaram a partida desta quinta. Foram os casos do zagueiro Gabriel Vareta, do lateral direito Gilberto, do lateral esquerdo Léo Jance, do volante Figueiredo e do meia Thalys. Além disso, o time alviverde foi comandado pelo auxiliar Alexandre Torrezan, já que o técnico Rafael Paiva também esteve na Europa e não pôde acompanhar os últimos treinos.

O próximo compromisso do Verdão pelo Brasileiro Sub-17 é o clássico contra o Corinthians, que acontece na terça-feira que vem (9), às 15h30 (de Brasília), na Arena Barueri.

Paralelamente ao Brasileiro, o time Sub-17 do Palmeiras disputa o Campeonato Paulista da categoria. Depois de uma longa paralisação devido às férias escolares, o torneio estadual retorna neste fim de semana. O Verdão encara o Osvaldo Cruz, no sábado, às 11h, no estádio Municipal Breno Ribeiro do Val.

Verdão buscará primeira vitória no Brasileiro Sub-17 no clássico contra o Corinthians (Foto: Cahuê Miranda/Athletico Paranaense)

O jogo

A primeira grande oportunidade do jogo foi do Palmeiras, com Luighi. O centroavante aproveitou sobra dentro da área e finalizou forte, exigindo defesa do goleiro. Aos 14 minutos, os mandantes abriram o placar com Felipe Chiqueti.

Luis Arthur fez boa jogada dentro da área, fintando um defensor e finalizando cruzado, mas viu o zagueiro impedir a bola de entrar. Em seguida, Fellipe Jack acertou o travessão em bela cobrança de falta. Em seu primeiro jogo pelo Verdão, o goleiro Aranha fez importantes intervenções.

No início do segundo tempo, Gilberto avançou pelo lado e finalizou com perigo, à direita do gol. Depois, foi a vez de Figueiredo dominar dentro da área e arrematar para defesa do goleiro. Aos 19 minutos, Thalys fez bela jogada e teve finalização travada. No rebote, Figueiredo mostrou oportunismo para marcar o gol.

No entanto, o Athletico-PR chegou ao segundo gol logo no lance seguinte, com Gustavo Wallison. O Verdão teve boa chance com Thalys, que recebeu passe de Gilberto e chutou de primeira à esquerda da meta. Depois, Léo Jance cruzou com precisão, e Luighi cabeceou com muito perigo.

Aos 37 minutos, Gilberto recebeu passe de Riquelme Fillipi pela direita, avançou por dentro e finalizou de esquerda para deixar tudo igual novamente. Nos acréscimos, os mandantes fizeram o último gol do jogo, com Francisco Murilo.

Palmeiras Sub-17: Aranha; João Cintra (Léo Jance), Vitor Reis, Fellipe Jack e Arthur (Gilberto); Uberaba (Vitor André), David Kauã (Figueiredo) e Lucas Aguiar (Thalys); Riquelme Fillipi, Mateus Patolino (Gabriel Vareta) e Luighi. Técnico: Alexandre Torrezan.

Regulamento

Na primeira fase da competição, os 20 clubes participantes são divididos em dois grupos com dez times cada. O Palmeiras está na chave A, ao lado de Athletico-PR, Atlético-GO, Chapecoense, Corinthians, Grêmio, Internacional, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo.

Enquanto isso, o grupo B é composto por América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Vasco da Gama. Os times de cada chave se enfrentam entre si, e os quatro melhores colocados dos grupos A e B avançam às quartas de final.

Nas quartas e nas semifinais, os jogos serão disputados em turno e returno. A final será realizada em jogo único, uma novidade da edição, com previsão para acontecer no dia 26 de outubro.

Confira os jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro Sub-17:

Primeira fase

04/08: Athletico-PR 3 x 2 Palmeiras – CT do Caju
Gols: Figueiredo e Gilberto

09/08 – 15h30: Palmeiras x Corinthians – Arena Barueri

16/08 – 18h: Palmeiras x Santos – Allianz Parque

23/08 – 15h: Grêmio x Palmeiras – CT Hélio Dourado

31/08 – 15h: Palmeiras x Chapecoense – Academia de Futebol 2

07/09 – 15h: Palmeiras x Red Bull Bragantino – Academia de Futebol 2

14/09 – 15h: Internacional x Palmeiras – Morada dos Quero-Queros

17/09 – 15h: São Paulo x Palmeiras – Marcelo Portugal

21/09 – 15h: Palmeiras x Atlético-GO – Academia de Futebol 2