Departamento de Comunicação

Após treinar com o elenco profissional pela manhã, o goleiro Mateus, o volante Pedro Bicalho e o atacante Endrick concederam entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (27), na sala de imprensa da Academia de Futebol, como representantes do grupo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior na última terça-feira (25). O diretor do Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, Marcelo Dedeschi, o coordenador geral da base, João Paulo Sampaio, e o técnico da equipe Sub-20, Paulo Victor Gomes, abriram a cerimônia.

O diretor do Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, Marcelo Dedeschi, o coordenador geral da base, João Paulo Sampaio, e o técnico da equipe Sub-20, Paulo Victor Gomes (E/D) (Fotos: Fabio Menotti)

“Estou aqui para agradecer por esse momento que estamos passando e que foi iniciado há alguns anos. Graças ao apoio incondicional da presidência, da diretoria, e ao empenho de todos os profissionais que integram o nosso Centro de Formação, fizemos um trabalho árduo que culminou uma conquista dessa magnitude”, discursou Dedeschi.

Artilheiro do Palmeiras na Copinha com seis gols em sete jogos, Endrick ressaltou que “a humildade é essencial” e falou sobre a expectativa de um dia servir o time principal do Verdão: “Sempre estarei querendo buscar títulos. Vamos passar muitos anos juntos aqui e quero conquistar muitos títulos”, falou o atleta de 15 anos, que se tornou o jogador mais jovem a atuar e marcar pelo clube no mais tradicional torneio de base do Brasil.

Autor de um golaço de bicicleta durante a competição, o que lhe rendeu o Prêmio Dener de gol mais bonito da Copinha, Endrick faltou também das experiências que tem tido com os atletas profissionais. “É muito diferente da base. Tenho muito aprender pela frente e se Deus quiser, um dia estarei jogando no profissional, comentou o atacante, que já soma 169 gols em 175 partidas pelo clube.

Pedro Bicalho, Mateus e Endrick (E/D) (Fotos: Fabio Menotti)

Capitão da conquista, Pedro Bicalho atuou em seis partidas e marcou um gol. Em 2020, o meia participou de sete duelos na equipe principal. “Poder representar o Profissional fazendo bons jogos e tendo a torcida ao nosso lado foi muito importante para encerrarmos o ano campeões paulista e agora, a Copa São Paulo. O grupo ganhou mais maturidade”, comentou Bicalho, que chegou ao Verdão há dois anos.

O arqueiro Mateus, que teve um ótimo desempenho na competição e foi vazado apenas quatro vezes em sete jogos, é outro que está constantemente compondo os treinos do time de cima. “Vivi momentos incríveis na Copa São Paulo. Se eu tiver uma oportunidade, vou aproveitar o máximo e aprender no dia a dia com o Weverton, o Lomba e o Vinicius”, disse o goleiro.

Fã do Weverton, Mateus chegou ao Verdão em 2016 e já faturou o Mundial de Clubes Sub-17, a Copa do Brasil Sub-17, a Supercopa Sub-17 e os Paulistas Sub-15 (2017), Sub-17 (2018) e Sub-20 (2021). “Estou aqui desde os meus 14 anos, tenho o sonho de estrear com a camisa do Palmeiras (no profissional)”, disse. “Trabalhar com grandes goleiros, principalmente o Weverton, é um privilégio, tenho buscado absorver o máximo possível”, completou.