Chapecoense x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Felipe Krüger
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Apenas dois dias após vencer o Sampaio Corrêa e garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil 2019, o Palmeiras irá viajar ainda neste sábado (01) para a cidade catarinense de Chapecó, onde enfrenta a Chapecoense, neste domingo (02), às 19h, na Arena Condá.

O jogo, válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o antepenúltimo da equipe antes das competições serem interrompidas devido aos jogos da Copa América, que será realizada no Brasil. Os outros dois compromissos do Verdão antes da pausa serão contra Athletico-PR e Avaí, ambos no Allianz Parque.

MELHOR APROVEITAMENTO DO BRASIL EM 2019
Com 20 vitórias, oito empates e duas derrotas em 30 jogos na temporada, o Palmeiras é o clube da Série A com melhor aproveitamento de pontos em 2019: 75,6%. O segundo colocado é o Cruzeiro, com 69%, em 29 jogos. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 31/05.

MENOR ÍNDICE DE DERROTAS DO BRASIL EM 2019
Levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A, o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas 2 vezes, contra 5 de Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. O Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, e San Lorenzo-ARG, na Libertadores. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 31/05.

MELHOR DEFESA DO BRASIL EM 2019
O Palmeiras é o time da Série A que menos sofreu gols durante toda a temporada 2019: são apenas 8 gols até aqui, contra 15 do Grêmio. O Alviverde ainda detém a menor média de gols sofridos (0,27, contra 0,48 do Grêmio) e o maior índice de jogos sem ser vazado (76,67% contra 70,97% do Grêmio). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 31/05.

SETE VITÓRIAS SEGUIDAS PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 2013
A vitória contra o Sampaio Corrêa na última quinta-feira (13) garantiu ao Verdão o seu sétimo triunfo consecutivo no retrospecto geral (por qualquer competição e qualquer estádio), igualando a marca de 2013, quando, pela última vez, o Verdão alcançou o mesmo número de vitórias seguidas: o time, à época, era dirigido por Gilson Kleina. A sequência atual abrange triunfos contra Internacional (1×0), San Lorenzo-ARG (1×0), Atlético-MG (2×0), Santos (4×0), Sampaio Corrêa-MA (1×0) e Botafogo (1×0), enquanto a de 2013 inclui vitórias diante do Icasa (4×0), Bragantino (2×1), São Caetano (2×1), Paraná Clube (2×1), Joinville (1×0), Paysandu (3×2), Atlético-PR (1×0) e, agora, novamente o Sampaio Corrêa-MA (2×0). A próxima sequência a ser alcançada foi estabelecida em 2009, entre janeiro e fevereiro daquele ano. Naquela oportunidade, o Alviverde venceu nove jogos seguidos.

EXCELENTE DESEMPENHO COMO VISITANTE
Em seus últimos 30 jogos como visitante, por qualquer competição, o Verdão perdeu apenas duas vezes, acumulando 15 vitórias e 13 empates nos outros 28 jogos. Estes dois únicos reveses sofridos neste intervalo foram pelas Libertadores de 2018 e de 2019: Boca Juniors e San Lorenzo, respectivamente. Ao longo dos 30 últimos jogos, o Verdão marcou 36 gols e foi vazado em apenas 13 oportunidades. A última derrota contra times brasileiros como visitante aconteceu no dia 25 de julho de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense.

29 JOGOS DE INVENCIBILIDADE NO CAMPEONATO BRASILEIRO
A vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, na 6ª rodada do Brasileirão, foi a 29ª partida consecutiva do Verdão sem derrotas no Campeonato Brasileiro. É a maior série da história do clube sem ser superado na competição nacional. O recorde anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Nacional entre 1972 e 1973.

MELHOR ATAQUE E MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Líder do Brasileirão, o Palmeiras ostenta expressivos números coletivos que ajudam a explicar a ótima campanha do time até aqui na competição nacional. O time palestrino marcou 13 gols e, por isso, possui o melhor ataque do torneio, e sofreu apenas um tento, garantindo, assim, a melhor defesa. Os dados consideram os jogos das seis primeiras rodadas do campeonato (incluindo o duelo com o Botafogo, que ainda está sob judice pelo STJD).

ÚNICO INVICTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão é a única equipe que não foi derrotada na competição: são cinco vitórias e um empate em sua campanha até aqui. Os dados estão atualizados até o fechamento da 6ª rodada.

PALMEIRAS: LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras lidera o índice de assistências do Brasileirão 2019: foram 11 ao todo, contra nove do Flamengo, segundo colocado no quesito. Os garçons do Verdão no Brasileiro são: Dudu (5); Marcos Rocha (2); Diogo Barbosa, Zé Rafael, Hyoran e Raphael Veiga. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fim da 6ª rodada.

HYORAN E VICTOR LUIS: UM ANO DE INVENCIBILIDADE
A dupla de jogadores palmeirenses completou no último dia 30 de maio exatamente um ano sem serem derrotados em partidas em que atuaram. O último revés foi diante do Cruzeiro, dia 30 de maio de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, por 1 a 0, no Mineirão. Desde então, o camisa 26 acumula 38 jogos invicto (28 vitórias e 10 empates), enquanto o camisa 28 soma 36 jogos sem perder (28 vitórias e oito empates).

LUCAS LIMA: ÚNICO TITULAR NOS ÚLTIMOS TRÊS JOGOS
O dono da camisa 20 palmeirense é o único jogador do elenco comandado por Luiz Felipe Scolari que foi titular nas últimas três partidas do Verdão. Os jogos foram contra Sampaio Corrêa, fora de casa, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, e novamente diante do time do Maranhão, no segundo e decisivo duelo na competição nacional de mata-mata. Aos 28 anos, o jogador soma 84 partidas com o manto palestrino e sete gols marcados.

DUDU: 10 ASSISTÊNCIAS NA TEMPORADA 2019
O camisa 7 e ídolo palmeirense concedeu na última quinta-feira (30), contra o Sampaio Corrêa, a 10ª assistência na temporada 2019 em passe brilhante de calcanhar para o lateral-direito Mayke marcar, após bela enfiada de bola de Lucas Lima. Ele lidera o ranking de passes decisivos com folgas no elenco alviverde neste ano – a segunda colocação é dividida por Gustavo Scarpa, Hyoran, Marcos Rocha, Moisés e R. Goulart (que já deixou o clube), todos com três.

DUDU: 150 TRIUNFOS E 2º QUE MAIS VENCEU NO SÉCULO
As 150 vitórias de Dudu no Palmeiras credenciam o camisa 7 como o segundo jogador que mais venceu no século XXI, somente atrás do goleiro Marcos, com 182 – portanto, levando em conta jogadores de linha, Dudu é o número um no quesito. Já levando em conta a lista dos que mais venceram em todos os tempos, Dudu – com o placar de 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa – saltou para a 39ª posição, e agora está ao lado do zagueiro Djalma Dias (anos 60) e do volante Amaral nos 90), que também somam 150 resultados positivos – já este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos.

DUDU: ARTILHEIRO PALMEIRENSE NO SÉCULO XXI
Com seu último gol marcado pelo Palmeiras, diante do Junior Barranquilla-COL (4ª rodada da fase de grupos da Libertadores, em 10/04), Dudu se isolou ainda mais na artilharia dentre os palmeirenses com mais gols no Século XXI: agora são 58 tentos, quatro a mais do que o segundo colocado, Vágner Love (quem o camisa 7 havia ultrapassado na temporada passada), com 54.

GUSTAVO GÓMEZ: ZAGUEIRO-ARTILHEIRO COM QUATRO GOLS
Além de ser um dos grandes responsáveis pelo bom momento defensivo do Verdão, Gustavo Gómez – que em seus últimos 9 jogos completos pelo clube não sofreu gol – é o zagueiro-artilheiro do time em 2019, com quatro bolas na rede. Caso o camisa 15 marque mais uma vez no ano, irá igualar o feito de outros zagueiros da história do Verdão: o colombiano Yerry Mina (que fez cinco gols em 2017), Luís Pereira (cinco gols em 1971 e outros cinco em 1972) e Bianco Gambini (cinco tentos em 1916). O maior zagueiro-artilheiro do Verdão é Loschiavo, que marcou 11 gols em 1923 e, depois, repetiu o feito em 1925.

MAYKE: GOL E ASSISTÊNCIA NO ÚLTIMO JOGO
O lateral-direito, escolhido pelo técnico Luiz Felipe Scolari para atuar contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil, foi um dos grandes responsáveis pela vitória palestrina por 2 a 0 sobre o time do Maranhão. Com o triunfo, o Verdão assegurou vaga nas quartas de final da competição nacional. No clube desde 2017, o jogador atuou 26 vezes em sua temporada de estreia, 35 em 2018 e, neste ano, em 16 oportunidades. Ele balançou as redes duas vezes.

ZÉ RAFAEL: TERCEIRO GOL NA TEMPORADA 2019
Destaque do Bahia em 2018, o jogador chegou ao Palmeiras no início desta temporada e, desde então, disputou 13 partidas e marcou três gols. O tento mais recente anotado pelo atleta foi justamente na última partida do Alviverde, contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil. O dono da camisa 8 marcou o segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o time do Maranhão, de cabeça, após ótimo cruzamento do lateral-direito Mayke.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 232 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde, em 468 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000.

LUIZ FELIPE SCOLARI: TÉCNICO COM MAIS PARTIDAS PELO PALMEIRAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O atual comandante alviverde é o técnico que por mais vezes comandou o time pelo Brasileirão: atualmente possui 193 duelos. Vale lembrar que Felipão também é o técnico com mais resultados positivos na competição nacional em todos os tempos (82 vitórias, seis a mais do que Vanderlei Luxemburgo, com 76, segundo colocado da lista).

PALMEIRAS x CHAPECOENSE: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras já enfrentou a Chapecoense em 13 oportunidades ao longo da história. Foram quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

PALMEIRAS x CHAPECOENSE: ÚLTIMO JOGO
A partida mais recente entre os dois clubes aconteceu no dia 02 de setembro, na Arena Condá, em Chapecó, e terminou com vitória palestrina por 2 a 1. Com gols de Hyoran, jogador oriundo das categorias de base do time catarinense, e Miguel Borja, o Alviverde avançou um pouco mais rumo ao título brasileiro daquele ano – naquele momento do torneio, após o triunfo, a equipe liderada por Luiz Felipe Scolari estava seis pontos atrás do São Paulo, então líder da competição. O time foi a campo com Weverton; Mayke (Jean), Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis (Diogo Barbosa); Thiago Santos, Felipe Melo e Lucas Lima (Bruno Henrique); Hyoran, Borja e Willian.

PALMEIRAS x CHAPECOENSE: JOGO DO TÍTULO EM 2016
Em 2016, ano da conquista do nono título brasileiro da história do Verdão, a partida decisiva foi contra a Chapecoense, no Allianz Parque, e terminou com vitória alviverde por 1 a 0 – gol do lateral Fabiano. O time alviverde naquela oportunidade foi escalado pelo técnico Cuca com Jailson (F. Prass); Fabiano (Gabriel), Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Tchê Tchê (Thiago Santos), Jean e Moisés; Dudu, Gabriel Jesus e Róger Guedes.

* Todos as estatísticas consideram o jogo ainda não homologado pela CBF entre Palmeiras e Botafogo, válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou 1 a 0, com gol de pênalti do zagueiro Gustavo Gómez.