Alana Maldonado leva a prata no Grand Prix de Judô de Warwick-ING

Departamento de Comunicação

A judoca Alana Maldonado ampliou a sua vasta lista de conquistas ao garantir, no último domingo (20), a medalha de prata no Grand Prix de Warwick, na Inglaterra. Essa foi a segunda competição da atleta na temporada de 2021.

“Foram duas competições muito importantes depois de mais de um ano sem lutar. Na primeira, em Baku [Azerbaijão, em maio], cheguei à final e conquistei o ouro. Agora é focar, ajustar e chegar em Tóquio para ser campeã paralímpica”, ressalta a judoca do Verdão.

Alana é a número um do ranking mundial e se prepara para os Jogos Paralímpicos (Foto: Divulgação/CBDV)

A judoca luta na categoria até 70kg e superou a uruguaia Mariana Mederos, a croata Lucija Breskovic e a georgiana Ina Kaldani no caminho até a decisão, onde foi derrotada pela mexicana Lenia Alvarez. O duelo, marcado pelo equilíbrio, envolveu as duas competidoras mais bem colocadas no ranking mundial da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês), sendo que a palestrina ocupa a primeira colocação da lista.

Alana foi campeã mundial em 2018 e prata na Paralimpíada do Rio de Janeiro dois anos antes. Esse foi o segundo pódio da judoca na temporada, já que no final do mês de maio, a atleta conquistou o ouro no Grand Prix de Judô de Baku, no Azerbaijão.

Além da palestrina, o Brasil conquistou outras três medalhas na Inglaterra com Meg Emmerich (prata – acima de 70 kg), Rebeca Silva (bronze – acima de 70 kg) e Wilians Araújo (bronze – acima de cem quilos). A equipe retorna ao Brasil e tem mais uma fase de treinamento em São Paulo, prevista entre os dias 11 e 20 de julho, antes da ida para o Japão.