Departamento de Comunicação

O Palmeiras já vencia por 2 a 0 pela estreia na Libertadores 2022 quando Rafael Navarro fez a diferença e, em um hiato de cinco minutos, balançou as redes duas vezes: aos dois e aos sete minutos da etapa final, consolidando o placar final da partida por 4 a 0 (Dudu e Raphael Veiga haviam marcado na primeira etapa) sobre o Deportivo Táchira, na Venezuela, na estreia do Verdão pela Libertadores 2022.

O resultado foi a maior goleada do Verdão na condição de visitante na história da Libertadores, ao lado dos 4 a 0 sobre o Melgar, do Peru, em 25 de abril de 2019, no Estádio Monumental de la Unsa (gols de Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa, duas vezes, e Moisés).

Já a maior goleada do Verdão pela Libertadores, independentemente do mando de campo, foi por 7 a 0 sobre o El Nacional-EQU na edição de 1995, no Palestra Italia, seguido pelos 6 a 0 sobre o Universitário do Peru pela Libertadores de 2021, no Allianz Parque, e pelos 6 a 1 sobre o Boca Juniors-ARG na edição de 1994, no antigo Palestra.

No Verdão, Rafael Navarro disputou sua 13ª partida e possui oito vitórias, quatro empates e uma única derrota (estreou em janeiro deste ano, contra o Grêmio Novorizontino, pelo Campeonato Paulista, vitória por 2 a 0 fora de casa), e já foi campeão paulista de 2022 pelo clube.

Dos 13 jogos que disputou, apenas cinco foram como titulares, enquanto outros oito – como o desta noite, inclusive – saindo do banco (fato que pode ter contribuído com o jejum de gols vivido pelo atacante, quebrado só agora, após 12 partidas).

Vale lembrar, entretanto, que outros jogadores que fizeram ou ainda fazem sucesso no Verdão precisaram de um tempo de adaptação no clube. Foi o caso de Rony, por exemplo, que só marcou pela primeira vez em sua 22ª partida pelo clube e, atualmente, vem sendo umas das peças-chave no time do técnico Abel Ferreira.

Ainda no duelo diante do Deportivo Táchura, de quebra, com o resultado, o Verdão ampliou o seu recorde invicto fora de casa na Libertadores, que já é o maior de um time fora de casa na competição: agora são 16 jogos seguidos sem derrota fora de casa (11 vitórias e cinco empates). Nos últimos 24 compromissos como visitante, foram 17 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.

A última derrota palestrina foi para o San Lorenzo-ARG, por 1 a 0, em Buenos Aires (ARG), pela fase de grupos em 2019 – os números não contabilizam as vitórias contra o o Santos na final de 2020, no Maracanã, e contra o Flamengo na final de 2021, no Estádio Centenário de Montevidéu, por terem sido disputadas em campo neutro.

Além disso, esta foi a 17ª estreia seguida do Palmeiras em Libertadores sem conhecer derrota (a última foi em 1974; depois, desde 1979, todas as vezes em que estreou nunca mais perdeu). Tradição que foi mantida nesta noite, com a ajuda de Rafael Navarro.

MAIS SOBRE O JOGADOR

Protagonista na conquista do Campeonato Brasileiro Série B 2021, Navarro terminou o torneio nacional como o atleta com mais participações em gols – foram 24 no total, sendo 15 bolas na rede (terceiro na lista geral de artilheiros) e nove assistências. O ótimo desempenho despertou interesse de clubes nacionais e internacionais.

Ao todo, o centroavante contabilizou 63 partidas e 18 tentos pelo Botafogo, time pelo qual foi contratado como Sub-20 e logo se profissionalizou, ainda em 2020. Nas categorias de base, além da equipe alvinegra, vestiu as camisas de Fluminense (pelo qual, em 2015, foi convocado para o Torneio das Nações pela Seleção Brasileira Sub-15) e Atlético-GO.