Com 8 gols em uma edição, Borja iguala marca de César Maluco na Libertadores

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja igualou marca de César MalucoAo marcar os dois gols da vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Cerro Porteño-PAR, na noite desta quinta-feira (09), Borja chegou à marca de oito gols marcados em sete partidas disputadas na edição de 2018 da Libertadores. Com isso, o colombiano igualou a marca de César Maluco no Verdão, que em 1971 também anotou oito gols em apenas uma edição do torneio continental.

Vale lembrar que, com o Palmeiras vivo na competição atualmente, Borja ainda terá a chance de superar a marca do ídolo palestrino, que entrou em campo em todos os dez jogos disputados pelo Alviverde na Libertadores de 1971, até ser eliminado após a partida diante do Nacional-URU, em Montevidéu, no dia 18/05 daquele ano.

Apesar de Borja ter igualado a marca do também camisa 9 César Maluco, três gols ainda o separam de Tupãzinho, dono do posto dentre os jogadores da história Alviverde com mais gols em uma edição de Libertadores: o saudoso atacante palmeirense balançou as redes nada menos do que 11 vezes em 14 jogos na edição de 1968, da qual o Palmeiras saiu como vice-campeão.

No entanto, antes de mirar alcançar os 11 gols de Tupãzinho, Borja deve ter como próximo alvo o atacante Lopes, que na edição de 2001 marcou nove vezes pelo clube – ou seja, mais um único gol será suficiente para que o atual centroavante palestrino alcance esta nova barreira.

Acervo Histórico/SE Palmeiras_César Maluco brilhou com a camisa do Verdão nos anos 60 e 70Com seus oito gols no Continental, Borja é, atualmente, o vice-artilheiro do certame, atrás apenas de Wilson Morelo, com nove tentos (o time de Morelo – o Independiente Santa Fé-COL –, porém, foi eliminado na primeira fase). Com isso, Borja se torna forte candidato a engordar a lista dos artilheiros do clube ao longo de suas participações na competição; lista esta que, até o presente momento, é composta por quatro jogadores: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada).

Considerando os principais artilheiros do Palmeiras na Libertadores de forma geral (e não dentro de uma edição específica), Borja aparece no top 5, empatado com César Maluco e Edmundo (todos eles com oito gols cada). A lista é encabeçada pelo meia Alex, com 12 tentos – maior goleador da agremiação na maior competição das Américas –, seguido de Tupãzinho, com 11 gols, e da dupla Ademir da Guia e Lopes, com nove bolas na rede cada. Portanto, é correto afirmar que Miguel Borja já ocupa a posição de número um do ranking de estrangeiros com mais gols pelo Palmeiras em Libertadores (oito), seguido do paraguaio Arce (cinco).

Contratado como um dos reforços para 2017, Borja soma 68 jogos e 27 gols pelo Maior Campeão do Brasil, sendo que 17 desses gols foram marcados apenas em 2018, números que fazem do atleta o artilheiro isolado do time na temporada. Vale lembrar que, pelo Atlético Nacional-COL, seu ex-clube, o jogador também havia marcado exatos 17 gols em 25 jogos, números idênticos que possui atualmente pelo Verdão em 2018.

Confira a lista dos maiores artilheiros do clube na Libertadores em uma única edição:

– Tupãzinho (11 gols, em 1968)
– Lopes (09 gols, em 2001)
– Borja (08 gols, em 2018) e César Maluco (08 gols, em 1971)

Confira a lista dos maiores artilheiros do clube na Libertadores de forma geral:


Alex
12 gols


Tupãzinho
11 gols


Ademir da Guia
Lopes
9 gols


Borja
César Maluco
Edmundo
8 gols

CONFIRA OS GOLS DO PALMEIRAS PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: