Com decisão recente, Palmeiras reencontra Coritiba no Couto Pereira

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

A combinação Palmeiras, Coritiba e o estádio Couto Pereira traz boas, e recentes, recordações ao time paulista. No dia 11 de julho de 2012, o Verdão empatou com o rival paranaense em 1 a 1, fora de casa, e garantiu o título da Copa do Brasil daquele ano – a primeira partida, em São Paulo, havia sido 2 a 0 para o Alviverde.

No retrospecto total de confrontos entre as duas equipes, os números históricos também são favoráveis ao time palmeirense. Em 52 duelos, o escrete do Palestra Italia se deu melhor em 21 vezes, empatou em 16 oportunidades e foi derrotado apenas 15 vezes.

Considerando apenas partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, como é o caso do duelo deste domingo (23), o Verdão soma 14 vitórias, 11 empates e 11 derrotas – totalizando 36 encontros. Ainda aconteceram sete jogos amistosos, seis pela Copa do Brasil, um pela Taça Cidade de Curitiba, um pelo Torneio do Paraná e um, este de extrema importância, pelo torneio de inauguração do estádio do Pacaembu.

No campo municipal da cidade de São Paulo, que foi a casa palmeirense por algum tempo durante as obras do Allianz Parque, o Palmeiras superou o Coritiba por 6 a 2 na partida de estreia do estádio. Ao todo, o palco recebeu 11 jogos, com sete triunfos do Verdão, dois resultados iguais e dois reveses.

O recorde de invencibilidade do confronto também pertence ao Palmeiras. Foram seis partidas consecutivas em duas oportunidades, em ambas com três empates e três vitórias. A primeira série aconteceu entre agosto de 1961 e dezembro de 1971, enquanto a segunda foi de dezembro de 1972 e outubro de 1987.

No último encontro entre as equipes, o Palmeiras se deu melhor e venceu por 1 a 0. Ainda comandado pelo técnico Ricardo Gareca, o Verdão foi a campo com Fábio; Wendel (Gabriel Dias), Lúcio, Tobio e Juninho (Victor Luís); Marcelo Oliveira e Wesley; Mouche (Mendieta), Allione e Leandro; Henrique.

Em 1989, no Couto Pereira, o Alviverde ultrapassou o Coritiba por 3 a 1.

Confira o vídeo e relembre a vitória palestrina: