Com duelos decisivos, Palmeiras encara Botafogo no interior de São Paulo

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

A cidade de Presidente Prudente receberá no início da noite desta quarta-feira (28) o 109º embate da rica história de Palmeiras e Botafogo. Com 39 vitórias palestrinas, 37 empates e 32 reveses, os times protagonizaram as partidas finais de dois dos oito títulos do Campeonato Brasileiro vencidos pelo Verdão: o tetra, em 1969, após vitória alviverde por 3 a 1, e o penta, em 1972, depois de um empate sem gols. Os dois jogos aconteceram no estádio do Morumbi.

Válido pela 8ª rodada do Brasileirão 2014, o encontro entre equipes será realizado no Prudentão, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O campo recebeu o duelo em uma única outra oportunidade, com vitória palestrina por 2 a 1. A partida aconteceu em 1995, também pelo Campeonato Brasileiro, e os gols do Verdão foram marcados por Müller e Edílson.

Ao todo, 23 campos de futebol – incluindo o Prudentão – já foram palco desta disputa entre paulistas e cariocas. O Maracanã, com 30 registros, seguido de perto por Palestra Italia (27) e Pacaembu (20), lidera o ranking de casas mais visitadas pelos dois times.

Entre as competições, o Campeonato Brasileiro é a competição com mais encontros entre Palmeiras e Botafogo. Foram 48 embates até hoje, além de três partidas pela Série B (48J, 19V, 17E, 12D / 3J, 1V, 2E). O extinto Torneio Rio-São Paulo aparece na segunda posição, com 26 jogos (7V, 9E, 10D).

O último jogo entre os times foi realizado em 2012 e terminou empatado em 2 a 2. Com dois gols de Barcos, o Palmeiras foi a campo com Bruno, Artur (Maikon Leite), Mauricio Ramos, Henrique e Juninho; Marcos Assunção, João Denoni (Correa), Wesley e Patrick Vieira; Luan (Obina) e Barcos.

Já a maior goleada da história, que pertence ao Verdão, aconteceu em 1999. O Alviverde venceu o clube carioca por 6 a 0, no Palestra Italia. Confira relato e vídeo do jogo:

Há 14 anos, Palmeiras goleava o Botafogo com três assistências de Evair

Precisando vencer para entrar na zona de classificação para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro de 1999, o Verdão goleou os cariocas por 6 a 0, em jogo válido pela 28ª rodada, no Palestra Italia. Asprila (duas vezes), Cléber, Agnaldo, Pena e Evair marcaram os tentos da vitória.

Mesmo sendo um ano no qual os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari focaram todas as suas atenções na conquista da Copa Libertadores, o Alviverde chegou à reta final do Brasileirão ainda com chances de avançar à etapa eliminatória. O regulamento previa que as 22 agremiações participantes da primeira divisão se enfrentassem em turno único, classificando-se para as oitavas de final as oito que mais somassem pontos. Antes de receber o Botafogo, o Palmeiras ocupava a 11ª colocação, restando dois jogos para o término da primeira fase. Era vencer ou vencer.

Felipão mandou um time bem ofensivo para o gramado do Palestra Italia, com apenas um volante de origem, dois meio-campistas e três atacantes. A formação deu resultado logo nos primeiro minutos – após péssima reposição de bola do goleiro Vágner, Evair lançou Asprilla com maestria, o colombiano não perdoou e marcou seu primeiro gol com a camisa palmeirense. Aos 12, o zagueiro Bandoch cometeu falta na entrada da área, Arce não perdoou e efetuou um preciso cruzamento que resultou no segundo gol do camisa 10, após nova assistência de Evair. A bola aérea do lateral paraguaio estava atormentando os defensores cariocas, tanto que, aos 20 minutos, o camisa 2 cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Cléber: 3 a 0 Verdão.

Com a vantagem, o time diminuiu o ritmo o administrou a vantagem até a reta final do embate, porém as entradas do lateral Zé Maria e do atacante Pena mudaram o desfecho da partida. Aos 33, Zé cobrou escanteio, Pena desviou e Agnaldo marcou o quarto tento. Seis minutos depois, Evair realizou um belo cruzamento da ponta esquerda, achando Pena dentro da área. O baiano não perdeu a oportunidade e fez o quinto. Antes dos acréscimos, o mesmo Pena finalizou e o goleiro botafoguense fez bela defesa, mas a bola sobrou para o matador Evair, que, com tranquilidade, deu números finais ao clássico.

Palmeiras 6×0 Botafogo
Campeonato Brasileiro de 1999 – 28ª rodada
Data: 06/11/1999

Estádio: Palestra Italia. São Paulo-SP
Público: 10.091
Juiz: Márcio Rezende de Freitas

Gols: Asprilla (Palmeiras) aos 3’ do 1ºT, Asprilla (Palmeiras) aos 12’ do 1ºT, Cléber (Palmeiras) aos 20’ do 1ºT, Agnaldo (Palmeiras) aos 33’ do 2ºT, Pena (Palmeiras) aos 39’ do 2ºT e Evair (Palmeiras) aos 44’ do 2ºT

Cartões amarelos: Cléber (Palmeiras), Marcelinho Paulista (Botafogo), Zé Carlos (Botafogo) e Clóvis (Botafogo)
Cartões vermelhos: Rodrigo (Botafogo)

Palmeiras: Marcos; Arce (Pena), Roque Júnior (Cléber), Agnaldo e Tiago Silva; Rogério, Jackson e Zinho; Edmílson (Zé Maria), Evair e Asprilla. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Botafogo: Vágner; Luiz Paulo (Grotto), Sandro, Bandoch e Clóvis; Reidner, Marcelinho Paulista, Rodrigo e Sérgio Manoel; Valdir e Zé Carlos (Leandro Augusto). Técnico: Antônio Clemente.