Com histórico favorável, Palmeiras encara Fluminense no estádio do Pacaembu
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
O estádio do Pacaembu receberá neste sábado (26), às 21h, em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2014, o 97º duelo entre Palmeiras e Fluminense em toda história – será o 17º no campo municipal. Ao todo, o Verdão soma 51 vitórias, 15 empates e 30 reveses (foram marcados 168 e sofridos 139 gols).
Considerando apenas os embates no Paulo Machado de Carvalho, terceiro estádio que mais recebeu o clássico, são 11 vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O Maracanã, no Rio de Janeiro, é o líder do ranking de palcos do jogo – são 34 registros (14 vitórias para cada lado e seis empates), contra 25 do Palestra Italia, o vice-líder (20 vitórias alviverdes, duas igualdades no marcador e três reveses).
O tradicional duelo entre paulistas e cariocas aconteceu 47 vezes com mando do Palmeiras (32 vitórias, seis empates e nove derrotas) e em 49 oportunidades nos domínios do Fluminense (19 triunfos palestrinos, nove empates e 21 derrotas).
A maior sequência invicta da história do confronto pertence ao Palmeiras. Foram 12 jogos, entre março de 2002 e julho de 2008; o Verdão venceu nove partidas e empatou três vezes. Já a melhor série de vitórias foi registrada entre fevereiro de 1992 e agosto de 1994, quando o Alviverde triunfou seis vezes seguidas sobre o Fluminense.
O último confronto entre os dois times aconteceu em 2012 e o Fluminense venceu a partida por 3 a 2. O Verdão, já comandado pelo técnico Gilson Kleina, foi a campo com Bruno, Juninho, Henrique (Román), Mauricio Ramos e Correa; João Denoni, Marcos Assunção (Luan), Wesley e Patrick Vieira; Obina (Maikon Leite) e Barcos.
Em 2000, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, o Palmeiras aplicou a maior goleada da história do duelo: 6 a 2. Confira o vídeo da goleada palmeirense: