Palmeiras não evita revés no Pacaembu

Departamento de Comunicação

Nesta noite de sábado (26), no Pacaembu, o Verdão foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado negativo tirou a invencibilidade do Palmeiras na competição.

Com poucas chances reais de gol, a equipe alviverde teve dificuldades em desenhar jogadas no primeiro tempo, mas, no segundo tempo, com a entrada de Serginho, o número de finalizações perigosas palmeirenses aumentou, mas não evitou o placar negativo.

O próximo compromisso do Verdão será fora de casa, contra o Flamengo, domingo (04), às 16h, no estádio do Maracanã. O jogo é válido pela terceira rodada do Brasileirão.

O jogo

O Palmeiras começou a partida bem postado na zaga, deixando raros espaços para o time do Fluminense trabalhar a bola. Os ataques alviverdes passavam pelos pés de Valdivia e Marquinhos Gabriel pela direita. O primeiro lance de real perigo alviverde veio aos dez minutos: após jogada de Marcelo Oliveira com Marquinhos Gabriel, o meia alviverde foi obstruído na área, mas o juiz nada marcou. A resposta do Fluminense veio com o lateral Bruno, que, ao cruzar, quase encobriu o goleiro Prass, que bateu bola para escanteio. Na cobrança, a bola parou nas mãos do arqueiro alviverde.

O certame permaneceu frio até os 20 minutos do primeiro tempo: as equipes chegavam pouco ao ataque, dividiam muitas bolas no meio-campo e erravam muitos passes. Aos 23 minutos, após passe de Marquinhos Gabriel, Valdivia emendou de fora da área e assustou o goleiro Diego Cavalieri. Os dois meias palmeirenses eram os mais eficazes no campo defensivo adversário.

O Fluminense respondeu em jogada de Conca com Fred, mas o bandeira assinalou impedimento do ataque fluminense.

Aos 28, em nova jogada, Marquinhos Gabriel entrou pelo miolo da zaga fluminense e chutou para boa defesa de Cavalieri. Dois minutos depois, veio a primeira jogada perigosa do adversário: após bom passe de Fred, Sobis chutou de fora da área e obrigou Fernando Prass a fazer grande defesa.

Os ataques das duas equipes migraram para o jogo morno novamente. As equipes tentavam jogadas em profundidade com os meias de criação, mas esbarravam na zaga ou no goleiro. Só aos 38 que, após jogada individual, Dario Conca assustou o goleiro Fernando Prass, que defendeu.

E o arqueiro alviverde não parou por aí: após belo passe de Conca, Sobis apareceu livre na frente de Prass, que defendeu seu chute de forma espetacular, à queima-roupa. Aos 44, após boa jogada de Fred, Rafael Sobis mandou para o fundo das redes (Palmeiras 0x1 Fluminense).

Já no segundo tempo, Gilson Kleina sacou Josimar para colocar Serginho, tomando a iniciativa da partida. A alteração trouxe velocidade ao ataque alviverde. Mas a primeira jogada de perigo da segunda etapa veio com o adversário: após rebote de Prass no chute de Conca, Fred, livre, bateu por cima do gol.

Crédito: César Greco/Agência Palmeiras/Divulgação _ Wesley foi um dos destaques alviverdes em campo

As ações alviverdes passavam pelos pés de Wesley e Valdivia, mas não levavam perigo à zaga fluminense. Aos 10, após boa jogada do Mago, Wesley tenta cruzar e acaba quase encobrindo Cavalieri, que espalmou para escanteio. Na cobrança, Fred afastou o perigo. O Fluminense respondeu com boa jogada de Fred, mas que Sobis não acompanhou.

Aos 17, Serginho soltou a bomba de fora da área, obrigando o arqueiro adversário a fazer grande defesa. No escanteio, a zaga fluminense afastou o perigo. Um minuto depois, Marquinhos Gabriel deu lugar a Diogo. Com a alteração, Valdivia foi recuado para armar as jogadas.

Aos 25 minutos, o jogo ficou morno novamente, mas a pressão fluminense cessou com as alterações de Gilson Kleina. Aos 30 minutos, a última: Leandro deu lugar ao atacante Miguel. Cinco minutos depois, Serginho finalizou para a defesa de Cavalieri. O atacante é o homem mais perigoso pelo lado alviverde no segundo tempo.

Em resposta, aos 33, Wagner finaliza de fora da área, mas Prass encaixa, fazendo boa defesa. Quatro minutos depois, o alviverde tentou com Valdivia e Wesley, mas esbarrou na zaga fluminense. Em nova tentativa, o Mago lançou Miguel no ataque, mas Gum desarmou. Aos 40, após falta em Diguinho, Valdivia foi amarelado.

A partir de então, o Verdão buscava alçar bolas na área do adversário, na esperança de conseguir fazer o gol pelo alto. Aos 44, Marcelo Oliveira tentou de chaleira, mas foi desarmado. O último ataque do Palmeiras veio aos 47, com Valdivia, que, mesmo caído, lançou Miguel dentro da área, mas o atacante alviverde chutou por cima, perdendo grande oportunidade.

Escalação: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Josimar (Serginho), Marcelo Oliveira, Wesley, Valdivia e Marquinhos Gabriel (Diogo); Leandro (Miguel).

Cartões Amarelos: Valdivia

Gols:

Fluminense: (Rafael Sobis – 44’/1º Tempo)