Com histórico positivo contra o Vasco, Verdão visita São Januário após três anos

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O clássico entre Palmeiras e Vasco da Gama, que não acontecia desde o segundo semestre de 2012, voltará a ser disputado neste domingo (26), em São Januário, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo traz boas recordações ao time palestrino, que mantém retrospecto amplamente favorável: em toda história, as equipes se enfrentaram 122 vezes, com 54 triunfos alviverdes, 38 empates e apenas 30 vitórias vascaínas.

Considerando apenas jogos do Campeonato Brasileiro, a vantagem verde e branca segue absoluta. Foram 49 duelos, com 23 vitórias paulistas, 15 igualdades e 11 partidas vencidas pelos cariocas. No Torneio Rio-São Paulo, segunda competição com mais jogos na história do duelo, foram 30 encontros – 16 triunfos palmeirenses, oito empates e apenas seis derrotas.

[album]

O primeiro jogo de Campeonato Brasileiro, em São Januário, entre Palmeiras e Vasco da Gama, como no caso da partida deste domingo (26), foi em março de 1985. Naquela oportunidade, o Verdão levou a melhor e venceu por 1 a 0, com gol de Hélio.

A maior sequência invicta da história do confronto pertence ao Palmeiras. Entre abril de 1951 e março de 1959, o Verdão permaneceu 12 jogos seguidos sem perder para o Vasco. Também é favorável ao Palmeiras a maior série de vitórias consecutivas do duelo – entre março de 1965 e dezembro de 1970 foram nove triunfos seguidos.

Na última partida entre os dois clubes, o goleiro vascaíno era Fernando Prass, que defende o Palmeiras desde o início da temporada 2013 e é um dos principais jogadores do atual elenco. O jogo aconteceu em 2012 e o Vasco da Gama venceu por 3 a 1 – o tento alviverde foi anotado por Luan.