Com retrospecto favorável, Palmeiras volta a receber Atlético-MG em casa

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O duelo entre Palmeiras e Atlético-MG deste domingo (24), às 11h, marcado para o Allianz Parque, será o 21º encontro das duas equipes na casa alviverde em toda história. Nos 20 embates anteriores, o Verdão levou a melhor em 14 oportunidades, empatou três jogos e foi derrotado apenas outras três vezes.

Sem perder em seu estádio para o time mineiro desde 2007, o Palmeiras chegou a ficar invicto no confronto durante 52 anos – entre 1950 e 2002. Até o revés de 2002, inclusive, só havia sido registrada uma outra derrota, em 1938, no segundo confronto da história – o primeiro acontecera no mesmo ano, seis meses antes, e terminou com vitória palestrina por 2 a 0.

No jogo mais recente, válido pelo Campeonato Brasileiro 2015, as equipes empataram em 2 a 2. Foi a única partida após a reforma do estádio e consequente transformação do Palestra Italia em Allianz Parque. Naquela oportunidade, os gols foram anotados por Vitor Hugo e Rafael Marques, que estão relacionados para o confronto deste domingo (24).

Já a maior goleada da história entre Palmeiras e Atlético-MG no Palestra Italia aconteceu em 1996, em jogo da Copa do Brasil. A casa alviverde presenciou um sonoro 5 a 0 a favor do time mandante, com gols de Rivaldo (2), Cléber, Müller e Cafu.

Retrospecto geral

Considerando todos os encontros entre os clubes, a vantagem também é alviverde. Foram 74 partidas, sendo 36 triunfos palestrinos, 11 empates e 27 vezes. Ao todo, o Verdão balançou as redes 105 vezes e foi vazado em 89 oportunidades.