Com sete desfalques, Verdão é superior ao São José, mas perde no fim

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Com 14 pontos anotados, Fabrício foi o cestinha alviverde na partidaA segunda partida do Palmeiras/Meltex no NBB 7 foi como a primeira: com alta dose de emoção. Mesmo com sete desfalques (Átila, Rodrigo, Diego, Douglas Nunes, Stanic, Locke e Murilo), o Verdão fez um jogo de igual para igual com o São José/Unimed, na noite desta quinta-feira (13), mas sofreu o revés no minuto final por 56 a 55. No ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos-SP – onde o técnico Régis Marrelli voltou pela primeira vez como adversário –, o palmeirense Fabrício foi o cestinha do duelo com 16 pontos e o líder dos rebotes ao lado de seu companheiro Jhonatan, com nove.

O Alviverde dominou boa parte do jogo e suportou bem a pressão da torcida local, que teve importante participação no segundo tempo. No início do terceiro quarto, os alviverdes caíram de produção, mas se recuperaram e foram à etapa decisiva com a vontade de ganhar. No entanto, os detalhas determinaram o resultado final. Toyloy fez mais uma boa partida e suportou a ausência dos demais pivôs experientes. O jovem ala-armador André Marone entrou bem e fez pontos importantes ao descansar Nico Gianella e Neto.

As duas equipes começaram o certame nervosas, com muitos erros de ataque. Ponto a ponto, o Alviverde teve um motivo maior de empolgação com uma bela cravada de Toyloy. Os palestrinos estavam atentos na defesa para roubar a bola e avançar. Conforme o tempo passava, os atletas mais jovens entraram em quadra para descansar os mais experientes, mas o ritmo não caiu. André Marone acertou uma boa cesta de três nos segundos finais, e o time se fechou para levar a vantagem de 13 a 11.

Arthur Marega Filho/São José Desportivo _ Toyloy fez ótima partida e cravou algumas bolas na quadra joseenseO início da etapa seguinte continuou da mesma forma, com os adversários disputando ponto a ponto a liderança do placar. Nico Gianella fez uma bela ponte aérea para Toyloy, que enterrou mais uma vez para o delírio da torcida verde e branca. O jogo praticamente ficou empatado a cada lance dos times. As infiltrações de Marone, Gianella e Neto, então, eram importantes para o Verdão manter-se na briga, com os erros rivais também. O segundo quarto terminou em 16 a 14 aos joseenses – 27 a 27 no total.

A volta do intervalo não foi boa para o Palmeiras/Meltex. A equipe teve dificuldades para pontuar e viu o rival abrir uma vantagem de 11 pontos. Os passes palestrinos não eram mais precisos, e a bola custava a entrar. Nos minutos finais, o Verdão passou a reagir com Toyloy e Jhonatan, enquanto o adversário era empurrado pelos seus torcedores. Fabrício anotou de três e fez o técnico oponente pedir tempo. Mais um chute certeiro do ala verde e branco fez o quarto terminar em 11 a 10 para os donos da casa (38 a 37 contra os visitantes).

Determinado em busca da virada, o Alviverde começou a etapa final com dois pontos de Toyloy. O duelo voltou a pegar fogo. Cada lance era determinante para Palmeiras ou São José liderar o placar. O tempo passava, mas não dava para saber qual equipe iria triunfar. Jhonatan anotou dois lances livres e Fabrício marcou de três para abrir vantagem aos visitantes. Os joseenses, porém, não desistiram e correram atrás. Faltando 15 segundos para o fim, o Verdão teve o ataque que poderia lhe render a vitória, mas o resultado final foi 56 a 55 para o time do Vale do Paraíba.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Apesar dos desfalques, Régis rasgou elogios ao esforço de todo o elenco alviverde“Nosso time está de parabéns. Nós tínhamos sete desfalques, e os jogadores fizeram exatamente o que foi combinado. Sabíamos que tínhamos de anular ao máximo o São José na casa deles, e foi isso o que fizemos, por isso até o placar foi baixo. Nós lideramos o jogo praticamente durante todo o tempo, exceto no início do terceiro quarto. Até me disseram que, se o time estivesse completo, iríamos ganhar. Talvez sim, talvez não. Provavelmente, a partida também seria diferente. Mas São José fez um bom trabalho, e o Palmeiras está de parabéns pelo o que fez”, avaliou o treinador Régis Marrelli, que conhece bem o adversário porque o treinou durante sete anos, conquistando o vice-campeonato do NBB 4.

O Palmeiras/Meltex terá agora poucos dias para descansar e se preparar para a maratona de jogos na próxima semana. Na segunda-feira (17), o time encara o Winner/Kabum Limeira, no ginásio Vô Lucato, em Limeira-SP, em duelo adiado da segunda rodada. Na quarta (19), o Alviverde finalmente realizará sua primeira partida no ginásio Palestra Italia neste NBB – contra o UniCEUB/BRB/Brasília. Dois dias depois, o Verdão receberá o Basquete Cearense em sua casa.