Departamento de Comunicação

Na busca de seu quarto título da Copa do Brasil (já conquistou este nacional em 1998, 2012, invicto, e 2015), o Palmeiras foi à Arena Grêmio para enfrentar os donos da casa pelo jogo ida da final da Copa do Brasil 2020. Com gol de Gustavo Gómez, no primeiro tempo, de cabeça, após cobrança de escanteio de Raphael Veiga, o Alviverde larga na frente do Tricolor com vantagem. Vale destacar que, no segundo tempo, o Verdão jogou boa parte do certame com um jogador a menos, já que o zagueiro Luan foi expulso por cotovelada em Diego Souza (o defensor alviverde recebeu cartão vermelho aos 18 minutos da etapa final).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O Maior Campeão do Brasil está invicto na atual edição. Invicto na atual edição: até aqui, foram sete jogos disputados, com cinco vitórias, dois empates, 13 gols marcados e quatro sofridos.

Este jogo foi especial para o Alviverde, pois, além da vitória, foi o centésimo duelo contra o Grêmio em toda a história. Considerando todos os confrontos entre Grêmio e Palmeiras desde 1936, quando se enfrentaram pela primeira vez, foram 42 vitórias do Palmeiras (já com a de hoje), 37 empates e 21 triunfos gremistas, sendo que o Verdão marcou 142 gols e sofreu 104 – ou seja, na história o Verdão leva ampla vantagem, com praticamente o dobro de vitórias em relação ao Tricolor Gaúcho. Só nesta década, são 25 jogos, dez vitórias palmeirenses, dez empates, cinco vitórias gremistas, com 31 gols feitos pelo Verdão e 22 marcados pelo rival.

Pela Copa do Brasil, este é o sexto encontro entre Grêmio e Palmeiras. Nas cinco ocasiões anteriores (1993, quartas, 1995, oitavas, 1996, semi, 2012, semi, e 2016, quartas), o Verdão obteve duas classificações (1996 e 2012) e o Grêmio outras três (1993, 1995 e 2016). Portanto, caso se consagre campeão diante do time gaúcho no próximo domingo (07), o Verdão irá deixar tudo igual no retrospecto de mata-mata por esta competição nacional.

No consolidado estatístico entre as equipes por Copa do Brasil (ou seja, somando resultados de ida e volta das fases decisivas), há equilíbrio, mas o Palmeiras leva ligeira vantagem: foram 11 jogos já com o de hoje, com três vitórias para o Verdão, duas para o Grêmio e seis empates, 15 gols a favor da equipe paulista e 12 tentos gremistas.

Nos aspectos individuais, destaque para Gustavo Gómez que, além do gol da vitória que deu a vantagem ao Verdão para o jogo de volta, no Allianz Parque, no próximo domingo (07), de quebra, com o gol sobre o Grêmio nesta noite, Gómez chegou a 14 bolas na rede desde que chegou ao clube e, com isso, entrou para o top 10 de zagueiros-artilheiros do Verdão em todos os tempos, igualando Nen e Henrique na 9ª posição (ambos com 14 gols). Completam o ranking Júnior Baiano e Roque Júnior (16 gols), Daniel (18), Bianco Gambini (20), Cléber (21), Vágner Bacharel (22), Loschiavo (33) e Luís Pereira (36).

O treinador Abel Ferreira também ficou mais perto de ampliar o seu ótimo retrospecto em jogos de mata-mata desde que chegou ao Verdão. Ou seja: partidas que valem título ou classificação. Foram sete vitórias em nove confrontos disputados considerando jogos eventualmente dirigidos por auxiliares: os dois únicos que não venceu foram nos jogos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020™️, em mata-mata contra o Tigres-MEX, que valia vaga à final, e outro duelo contra o Al Ahly, do Egito, que valia o terceiro lugar.

Já as vitórias de Abel em mata-mata começaram logo em sua estreia pelo clube palmeirense: Abel Ferreira assumiu o comando da equipe do Palmeiras justamente em um decisivo que valia classificação para as quartas de final da Copa do Brasil – portanto, enfrentou, pelas oitavas do Nacional o Red Bull Bragantino no duelo de volta após o interino Andrey Lopes (o Cebola) ter dirigido a equipe no jogo de ida. Com o triunfo por 1 a 0 no jogo de volta já com Abel estreante (após ter vencido por 3 a 1 na ida, fora de casa, com Andrey Lopes, o Cebola), o Palmeiras obteve a primeira classificação na era do novo treinador, em 05/11.

Depois, vieram outros seis avanços de fase ou título (cinco com Abel e um com o auxiliar Vitor Castanheira). Em 18/11, foi a vez de eliminar o Ceará pelas quartas de final da Copa do Brasil (este, com Castanheira); os outros cinco, todos com Abel, foram em: 02/12, quando passou pelo Delfín-EQU nas oitavas de final da Libertadores; em 15/12, quando despachou o Libertad-PAR nas quartas do Continental; em 30/12, ao voltar a jogar pela Copa do Brasil, nas semifinais, e eliminar o América-MG; em 12/01, mesmo perdendo em casa, eliminou o River Plate-ARG nas semifinais da Libertadores; e em 30/01 venceu o Santos na final da Libertadores, no Maracanã, em jogo único.

Sozinho, o técnico Abel Ferreira soma 30 jogos, 16 vitórias, seis empates e oito derrotas. Considerando toda a era Abel Ferreira (incluindo jogos comandados pelos auxiliares, nos quais, ou o treinador esteve fora por ter contraído Covid-19 ou por estar suspenso), foram 35 partidas disputadas: 17 vitórias, dez empates e oito derrotas.

Os jogos comandados pelos auxiliares foram: Ceará 2×2 Palmeiras no Castelão, em 18/11, resultado que valeu classificação do Verdão às semifinais da Copa do Brasil, com Vitor Castanheira (na ocasião, Abel Ferreira estava suspenso e João Martins, substituto imediato de Abel, estava infectado com coronavírus); depois, em 05/12 (empate por 2 a 2 com o Santos, fora de casa, Brasileiro), em 08/12 (empate por 1 a 1 com o Libertad-PAR, fora de casa, Libertadores); em 12/12 (vitória por 3 a 0 contra o Bahia, em casa, Brasileiro), foi João Martins quem dirigiu o time, nestes três jogos seguidos, pois Abel Ferreira estava com Covid-19; e por último em 22/02, quando contra o Atlético-GO na 37ª rodada do Brasileiro, quando Abel Ferreira esteve suspenso pelo acúmulo do terceiro cartão amarelo – foi João Martins o treinador (empate por 1 a 1 em casa).

RELEMBRE A TRAJETÓRIA DO PALMEIRAS NESTA COPA DO BRASIL

Nas oitavas de final, o time palmeirense avançou de fase com 100% de aproveitamento ao superar o Red Bull Bragantino por 3 a 1 fora de casa, em 29/10 (gols de Raphael Veiga, Wesley e Luiz Adriano) e confirmar classificação ao vencer por 1 a 0 com gol de Gabriel Veron no jogo de volta, no Allianz Parque, na estreia do técnico Abel Ferreira, em 05/11.

Depois, nas quartas de final, passou pelo Ceará, com triunfo por 3 a 0 em casa, em 11/11 (gols de Gustavo Scarpa, naquele dia como lateral-esquerdo, Raphael Veiga – e Gabriel Veron) e empate por 2 a 2 fora de casa, com dois gols de Raphael Veiga – naquela ocasião, o Alviverde teve 15 desfalques de jogadores por covid e outros três por lesão (além de Abel Ferreira, que estava suspenso, e o auxiliar imediato João Martins também havia contraído Covid-19 – então, que comandou o time foi Vitor Castanheira).

Na fase semifinal, o Palmeiras empatou com o América-MG por 1 a 1 (Gustavo Gómez marcou para o Verdão). Na volta, o Alviverde Paulista superou o Coelho por 2 a 0, no Independência, com gols de Luiz Adriano e Rony.

Agora, na fase final, superou o Grêmio fora de casa, com gol de Gustavo Gómez, de cabeça, após cobrança de escanteio de Raphael Veiga no primeiro tempo. E segurou o resultado favorável mesmo lutando contra um cenário adverso: aos 18 do segundo tempo, o zagueiro Luan foi expulso em lance envolvendo o gremista Diego Souza e, com um a menos, o Verdão sofreu pressão até o fim, mas segurou o resultado. Para suprir a ausência de um zagueiro, o técnico Abel Ferreira sacou o atacante Wesley e o meia Raphael Veiga e colocou em seus lugares, respectivamente, Alan Empereur e Gabriel Menino.

NÚMEROS COLETIVOS DO PALMEIRAS NA TEMPORADA 2020

>> Melhor defesa de 2020: no geral da temporada, a média de 0,72 gol sofrido por partida de campeonato (55 gols em 76 jogos, sem contar torneios amistosos) coloca o Verdão na primeira posição entre os clubes com menor índice de gols sofridos no ano, superando o Internacional, com 0,82 (56 gols em 68 jogos).

>> Terceiro time com menos derrotas na temporada 2020: excluindo amistosos e torneios amistosos e somando todas as partidas de campeonato disputadas pelos participantes da Série A na temporada atual, o Palmeiras é o quarto clube com o menor número de derrotas no ano (14), ao lado do Grêmio, atrás apenas do Atlético-MG, com 12, e do Flamengo, com 13, e possui também o menor percentual (18,3% – 14 revezes em 76 jogos – contra 18,5% do primeiro colocado Grêmio – 14 em 73).