Departamento de Comunicação

O gol de Gustavo Gómez garantiu ao Verdão a vitória por 1 a 0 fora de casa pelo jogo de ida da Final da Copa do Brasil 2020, na Arena Grêmio, na noite deste domingo (28), contra os donos da casa: o zagueiro subiu mais alto do que todos na área, na cobrança de escanteio de Raphael Veiga, no primeiro tempo e, de cabeça, abriu a contagem. De quebra, o tento do paraguaio o colocou em um seleto grupo de zagueiros-artilheiros da história do Verdão, que conta com nomes como, dentre outros, os de Luís Pereira, Vágner Bacharel, Cléber, Júnior Baiano e Roque Júnior.

“Primeiro meu trabalho é defender, jogar para não tomar gol. A gente está trabalhando todos os dias para estar melhorando e ajudando o time a fazer gols”, declarou o defensor, que entrou para a lista dos dez zagueiros que mais fizeram gols pelo clube palmeirense nos 106 anos de história da agremiação.

Agora com 14 bolas na rede pelo Verdão, Gustavo Gómez igualou Nen e Henrique na nona colocação dessa lista. Eles estão atrás só de: Júnior Baiano e Roque Júnior (empatados em 7º, com 16 gols), Daniel (6º, com 18), Bianco Gambini (5º, 20), Cléber (4º, com 21), Vágner Bacharel (3º, com 22), Loschiavo (2º, com 33) e Luís Pereira (maior zagueiro-artilheiro da história palmeirense, com 36 bolas na rede).

7º artilheiro do atual elenco, atrás só de Willian, com 56, de Luiz Adriano, com 27, Raphael Veiga, 25 de Veiga e Gustavo Scarpa, com 22, e à frente de Felipe Melo e de Zé Rafael, ambos com 12), o camisa 15 nunca passou uma temporada em branco desde que chegou ao Palmeiras: além de seis gols pela temporada 2020, marcou cinco vezes em 2019 e outras três vezes em 2018 – 2020, portanto, passa a ser a temporada mais artilheira do defensor.

Gómez, aliás, é um dos três palmeirenses a ter marcado em todas as competições regulares disputadas nas competições oficiais da temporada atual – os outros são Raphael Veiga e Luiz Adriano. Ele balançou as redes uma vez pelo Paulistauma pelo Brasileiro, duas pela Copa do Brasil e duas pela Libertadores. Raphael Veiga pontuou uma vez no Paulista, 11 no Brasileiro até aqui (sendo o artilheiro do time na competição, seguido de Luiz Adriano, com dez), duas na Libertadores e outras quatro na Copa do Brasil (que também faz dele o artilheiro do time no torneio nacional), enquanto Luiz Adriano fez três gols pelo Estadual, dez pelo Brasileirão, cinco pela Libertadores e dois na Copa do Brasil.

Confira abaixo a lista dos maiores zagueiros-artilheiros da história do Verdão:


Luís Pereira
36 gols


Loschiavo
33 gols


Vágner Bacharel
22 gols


Cléber
21 gols


Bianco Gambini
20 gols


Daniel
18 gols


Júnior Baiano
Roque Júnior
16 gols


Gustavo Gómez
Henrique
Nen
14 gols