Departamento de Comunicação

Nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, o Palmeiras promoveu um evento especial para os jovens atletas do clube na Academia de Futebol 2, em Guarulhos. Além de brincadeiras e comida à vontade, o encontro marcou a realização das finais do torneio de “1 x 1” organizado pelos treinadores das categorias mais novas e observadores técnicos do Palestra, com a presença do atacante Endrick na arquibancada – cerca de 200 atletas das categorias Sub-7 ao Sub-14 participaram das atividades.

“A competição foi o menos importante. Vimos os meninos se divertindo, soltando pipa e os maiores interagindo com os menores. O torneio agrega tudo isso e faz com que eles se divirtam fazendo o que gostam”, comentou Rodrigo Jordão, técnico do Sub-13 do Palestra.

Em campo reduzido, os jogadores de cada categoria se enfrentam individualmente, tendo total liberdade para driblar e concluir as jogadas. O objetivo da competição é estimular a capacidade de improviso dos atletas alviverdes, que são incentivados desde o início a expressar livremente suas habilidades.

Quatro categorias disputaram o torneio (Foto: Giovani Conde/Palmeiras)

Jogador mais jovem a vestir o manto do Maior Campeão do Brasil profissionalmente, Endrick acompanhou a competição e entregou os prêmios para os vencedores de cada categoria – um troféu e uma camisa para os campeões e um troféu para os vices. Destaque nas categorias de base, o camisa 16 tem se tornado referência para atletas mais novos e foi recebido com admiração pelo público presente durante o evento. “Passei cinco anos aqui. Ainda sou da base, tenho mais anos para jogar e uma gratidão enorme. É muito gratificante ver os garotos começando, assim como eu”, disse a Cria da Academia.

No Verdão desde os 10 anos, Endrick já conquistou os Paulistas Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-20, a Nike Premier Club Sub-15, a Copa do Brasil Sub-17, a Copa São Paulo e o Brasileiro Sub-20. “Há pouco tempo, o Endrick estava treinando aqui, e agora todos esses garotos assistem a ele pela TV. A vinda dele só reforça os sonhos desses meninos e os fazem acreditar que, sim, é possível”, falou Jordão.

O atacante também deixou um recado para os mais jovens: “O mundo do futebol é injusto. Um dia você está em cima e no outro pode estar embaixo. O conselho que dou é para não se exaltar com nada, ficar tranquilo, ter muita humildade e saber que é capaz de tudo. Acreditar sempre em Deus e que tem potencial para ser o melhor do mundo. É muito bom estar na base do Palmeiras, que é uma base vitoriosa. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e vão virar jogadores profissionais”.

O trabalho focado no improviso é um dos pilares da metodologia aplicada nas categorias formativas do Palmeiras. Para que os jovens atletas sejam constantemente desafiados, o Verdão tem como prática a realização de treinos em campos de terra. O intuito é apresentar situações com obstáculos aos jogadores, para que possam desenvolver aspectos técnicos e mentais proporcionados pelo contexto singular.

As Crias da Academia ocuparam um dos cinco campos do CT de Guarulhos na manhã desta quarta, alimentando-se das comidas e tendo um dia no qual a diversão foi prioridade. Os atletas também puderam levar pipas para brincar no local. “A nossa ideia é trazer o resgate da infância e fazer com que eles entendam que são crianças e não podem pular essa etapa”, finalizou Jordão.

(Foto: Giovani Conde/Palmeiras)

Confira os vencedores de cada categoria no torneio de 1 x 1:

Sub-11
Final: Guilherme x Gabriel
Campeão: Guilherme

Sub-12
Final: Matheus x Benjamin
Campeão: Matheus

Sub-13
Final: Luighi x Osvaldo
Campeão: Luighi

Sub-14
Final: Edem x Wesley
Campeão: Wesley