Departamento de Comunicação

Na última quinta-feira (23), os atletas das categorias de base do Palmeiras participaram de um simpósio sobre a manipulação de resultado e a responsabilização dos infratores, realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), na sede da instituição – ministrado pelo advogado Renato Renatino e pela procuradora do Tribunal de Justiça Desportiva/SP Mariana Chamelette. O evento contou com cerca de 70 jogadores do Sub-15, Sub-16 e Sub-17.

Três categorias do Verdão participaram do simpósio da FPF (Foto: João Loureiro/Ag. Paulistão)

“É imprescindível que os clubes tenham a preocupação de transmitir essas informações desde a base para os atletas. É um momento crucial da carreira, eles precisam entender o valor do esporte em que atuam, como podem sofrer má influência ao longo da carreira e como sempre precisam dizer não para esse tipo de situação”, disse Mariana.

Empenhado em instruir os jovens, o Alviverde procurou a entidade para realizar a palestra com as Crias da Academia, que também receberam o Manual de Boas Práticas de Integridade no Futebol Paulista, atualizado recentemente pela FPF. “Através da nossa diretoria, que já tinha participado de alguns eventos envolvendo a temática de manipulação em competições, entramos em contato com a FPF para propor uma parceria que traria essas informações para os atletas do Sub-15, 16 e 17, e, posteriormente, para o Sub-20”, falou Fernando Truyts, coordenador do Serviço Social do Centro de Formação de Atletas (CFA).

“A palestra, que foi de suma importância para os meninos, vai ao encontro de um projeto que temos no CFA. O ‘Cria de Valores’ traz valores para a formação cidadã desses jovens, como tomada de decisão, autoconhecimento e resolução de problemas”, completou Fernando.

Em 2023, o time Sub-17 conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil (de forma invicta). A equipe Sub-15 também levantou taça e se sagrou tetracampeão consecutivo do Campeonato Paulista.