Departamento de Comunicação

Nesta segunda-feira (11), atletas do Sub-13 e Sub-14 do Palmeiras visitaram a unidade da Mooca da Faculdade das Américas (FAM) para uma atividade prática com profissionais do curso de Design de Games, participando de uma oficina de construção de jogos digitais.

Acompanhados dos assistentes sociais do Verdão, os atletas ouviram sobre os processos envolvidos na elaboração de um game, tanto aqueles relacionados à programação quanto aos visuais. Na sequência, as Crias da Academia tiveram a oportunidade de editar um jogo de cobrança de pênaltis, customizando a aparência e os atributos dos personagens.

“Além dos meninos conhecerem um ambiente novo, o acadêmico, eles trabalham habilidades que são muito importantes para além das quatro linhas, como o pensamento crítico, a tomada de decisão e a criatividade. A gente acredita que habilidades assim podem ajudá-los a se tornarem pessoas melhores dentro e fora de campo”, disse Mariana Pacheco, assistente social do Verdão.

“Foi muito prazeroso receber o Palmeiras. Foi mostrado para os atletas como desenvolver um game, algo que está muito presente na rotina deles. É interessante saber como ele é feito, quais são as etapas de programação envolvidas e que existe uma carreira que pode ser seguida. Eles são treinados para jogar bola, e hoje puderam ver como é o processo de desenvolvimento de um game de futebol. A gente quis dismistificar a ideia de que os jogos são mágicos, que tudo acontece sem um trabalho por trás”, afirmou Claudiney Sanches, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da FAM.

Atletas do Verdão participam de oficina de jogos digitais (Foto: Pedro Nascimento/Palmeiras)

O projeto “Além das 4 Linhas” realiza ações interdisciplinares, educativas, culturais e científicas com os atletas das categorias de base do Palmeiras, tendo como objetivo agregar conhecimentos que extrapolam os limites do futebol para os futuros craques do Verdão.