Departamento de Comunicação

O Palmeiras está na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior após bater o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (22), na Arena Barueri, em Barueri-SP. O tento da classificação foi marcado por Giovani.

Giovani marcou o gol da classificação (Foto: Angelo Salvioni/Palmeiras)

Pela terceira vez na história, a base alviverde chega à final da competição – as decisões anteriores foram disputadas em 1970 e 2003. Nesta edição, o Verdão venceu sete partidas e empatou apenas uma, além de ter balançado as redes em 25 oportunidades e sofrido cinco gols.

Em busca do título inédito, as Crias da Academia disputam o caneco com o Santos na próxima terça-feira (25), com horário e local a definir.

Competição

A edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior reúne 128 clubes divididos em 32 grupos com quatro times cada na primeira fase e sedes espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Avançaram à segunda fase as duas melhores campanhas de cada chave. Desta etapa até a final, os confrontos eliminatórios são únicos.

Há 19 anos o Palmeiras não chegava em uma decisão de Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Desde 1974 o Palmeiras não vencia o São Paulo em jogos da Copinha. A vitória representa o recorde de vitórias do Alviverde na história da competição com sete triunfos alcançado em uma única edição do torneio.

O jogo

As Crias da Academia começaram a partida pressionando o adversário. Nos dois primeiros minutos de jogo, duas grandes oportunidades. Aos 40 segundos, Giovani tabelou com Jhonatan e buscou Gabriel Silva na grande área, mas foi interceptado pelo zagueiro; na sequência, aos dois minutos, Gabriel Silva disparou pela direita em lançamento de profundidade e arriscou para o gol, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Imprimindo um ritmo de jogo ofensivo, a marcação alta surtiu efeito e Giovani, após roubar a bola na entrada da área, bateu na saída do goleiro para abrir o placar, aos cinco.

Em meio às tentativas do São Paulo, o Verdão voltou a encontrar espaço no campo de ataque aos 34 minutos. Com jogada rápida, Vitinho mandou para Gabriel Silva, que mandou de cabeça e o goleiro Young fez a defesa.

O adversário retornou mais ofensivo para o segundo tempo, mas o Palmeiras soube administrar a pressão. O goleiro Mateus fez grandes defesas no decorrer da segunda etapa e segurou o placar que garantiu a classificação alviverde.

Palmeiras Sub-20: Mateus; Garcia, Naves, Lucas Freitas e Vanderlan (Kevin); Fabinho, Pedro Bicalho (Ian) e Jhonatan (Miguel); Giovani (Lucas Sena), Vitinho e Gabriel Silva (Endrick). Técnico: Paulo Victor.

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copinha:

– Semifinal

22/01: São Paulo 0 x 1 Palmeiras – Arena Barueri
Gol: Giovani

– Quartas de final

19/01: Palmeiras 5 x 2 Oeste – Arena Barueri
Gols: Gabriel Silva, Giovani (2), Endrick e Pedro Bicalho

– Oitavas de final

17/01: Internacional 1 x 2 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan e Lucas Flores (contra)

– Terceira fase

15/01: Atlético-GO 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Gabriel Silva e Vitinho

– Segunda fase

13/01: Palmeiras 4 x 0 Mauá FC – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Garcia, Vitinho e Kevin

– Primeira fase

05/01: Palmeiras 6 x 1 Assu-RN – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan, Gabriel Silva,  Endrick (2x) e João Pedro (2x)

08/01:  Real Ariquemes 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Vitinho e Endrick (2x)

11/01: Água Santa 1 x 1 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gol: contra