Departamento de Comunicação

O Palmeiras visitou a equipe do Novorizontino no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi na tarde deste sábado (23), às 16h, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista – antecipada. Este duelo marcou a abertura da edição de 2022 do Paulistão, e o Verdão venceu por 2 a 0, com gol de Zé Rafael aos 46 minutos do primeiro tempo, e de Dudu, aos 40 segundos da etapa final.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o triunfo, o Alviverde defendeu uma marca invicta que agora foi ampliada para 27 anos: a de não perder no seu jogo de estreia do Campeonato Paulista desde 1996. No total, são 16 vitórias e dez empates em 26 edições do torneio, contando a partir de 1996 (sendo que em 2002 não houve por conta da realização do Supercampeonato Paulista e outra fórmula de disputa). O último revés em uma estreia de Estadual, em 1995, aconteceu para a Portuguesa, por 2 a 1 no Canindé.

Este foi o sétimo jogo contra o Grêmio Novorizontino. Desde que se enfrentaram pela primeira vez em 2017 (cujo clube foi fundado em 2010), o Palmeiras jamais perdeu para o adversário da vez – no total, foram seis triunfos e um empate, 22 gols marcados e apenas dois gols sofridos diante do rival do interior de São Paulo. Foram quatro partidas na cidade de Novo Horizonte e outras três na capital paulista (dois no Pacaembu e um no Allianz Parque).

Individualmente, Dudu, autor do segundo gol da partida, se destaca em jogos contra o time de Novo Horizonte: dos sete confrontos já disputados, Dudu só não vazou o adversário em um deles, no empate por 1 a 1 de 23 de março de 2019, jogo de ida pelas quartas de final do Paulista daquele ano. Em todos os outros, pontuou uma vez em cada partida, sendo o maior artilheiro do Verdão na história do confronto contra esta equipe, com seis bolas na rede.

Vale lembrar que este Novorizontino, contra o qual o Alviverde duelou nesta tarde e enfrenta desde 2017 (clube fundado em 2010), não é o mesmo Novorizontino que o Alviverde enfrentou frequentemente entre os anos 80 e 90, apesar da semelhança das cores do uniforme, do escudo e do nome. Aquele clube homônimo, apesar de ter sido representante também da cidade de Novo Horizonte (e até mesmo desportivamente poder ter a mesma representatividade do clube atual para seu torcedor), foi fundado em 1973 e encerrou suas atividades em 1999.

Após a estreia com o pé direito, o Palmeiras visa repetir o bom desempenho dos anos anteriores. Campeão em 2020, contra o Corinthians, e vice em 2021, o Verdão não fica de fora da semifinal do Campeonato Paulista desde 2014. Duelou com o Ituano na semi de 2014, foi vice-campeão contra o Santos em 2015, encarou novamente o Santos pela semi de 2016, mediu forças com a Ponte Preta pela semi de 2017, ficou com o vice diante do Corinthians em 2018 e enfrentou o São Paulo pela semi de 2019.

ESTREIAS

O primeiro estreante da temporada 2022 foi Eduard Atuesta, que saiu jogando aos 18 minutos do segundo tempo ao entrar no lugar de Zé Rafael, em alteração promovida pelo técnico Abel Ferreira nesta tarde. O meio-campista colombiano acumula passagens pela Seleção Colombiana Sub-20 (onde foi capitão) e Sub-23, pela qual disputou o Pré-Olímpica. Em sua primeira partida, mostrou habilidades em seu debute trabalhando na armação das jogadas perigosas do Palmeiras.

E o segundo estreante da partida e, consequentemente da temporada, foi o zagueiro Murilo Cerqueira. O jogador de 24 anos, formado na base do Cruzeiro e com passagens pelas Seleções de base, posteriormente vendido ao Lokomotiv Moscou, por onde contabilizou 71 partidas (sendo dez pela Champions League) e cinco gols, além dos títulos da Supercopa da Rússia de 2019 e da Copa da Rússia em 2021, entrou aos 31 do segundo tempo neste duelo contra o Novorizontino, no lugar de Luan, em substituição promovida pelo técnico Abel Ferreira, visando poupar o defensor titular da equipe em meio ao forte sol que castigou os jogadores.

Já o terceiro e último rosto novo a ter figurado na história do time principal do Verdão nesta partida foi o atacante Rafael Navarro, que entrou aos 35 do segundo tempo na vaga do meia Raphael Veiga. O jogador foi um reforço trazido do Botafogo, campeão da Série B de 2021, competição da qual foi um dos grandes protagonistas e despertou interesse de clubes da elite do futebol brasileiro.

AGENDA

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (26), às 21h35, para enfrentar a Ponte Preta pela primeira rodada do Campeonato Paulista (seu segundo compromisso no certame). Será o primeiro jogo do Verdão em sua casa na temporada: o Allianz Parque. Depois disso, o Alviverde volta a jogar já no sábado seguinte (dia 29), quando enfrenta o São Bernardo, às 16h, no Estádio Primeiro de Maio, em duelo válido pela segunda rodada.

PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan (Murilo 30’/2ºT) e Piquerez; Mayke, Danilo, Zé Rafael (Atuesta 18’/2ºT), Raphael Veiga (Rafael Navarro 35’/2ºT) e Gustavo Scarpa (Wesley 18’/2ºT); Dudu (Gabriel Veron 18’/2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Cartão amarelo (SEP): Zé Rafael

Gols: Zé Rafael, aos 47min/1ºT (0-1) e Dudu, aos 40 segundos/2ºT (0-2)