Departamento de Comunicação

Quando entrou em campo para enfrentar a equipe do Novorizontino, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi na tarde deste sábado (23), ás 16h, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista – rodada esta antecipada, pois este duelo foi a abertura da edição de 2022 do Paulistão -, Dudu somava 74 gols em 333 jogos com a camisa do Palmeiras. Com a vitória alviverde por 2 a 0 (Zé Rafael aos 46 minutos do segundo tempo e Dudu, aos 40 segundos da etapa final), o camisa 7 chegou a 75 gols em 334 jogos; com os 75 gols que agora possui, subiu na lista dos jogadores que mais fizeram gols na história do Palmeiras em todos os tempos, deixando Jair Rosa Pinto para trás, com quem antes o Baixinho estava empatado com 74 bolas na rede – agora Dudu é, de forma isolada, o 29o maior artilheiro da história do Verdão.

Jair Rosa Pinto não só foi um dos melhores meias-esquerdas da história do Palmeiras como também foi o principal de sua geração (anos 40, 50 e início de 60), tendo sido protagonista também na Seleção Brasileira, pela qual disputou uma Copa do Mundo como titular. Um dos primeiros a utilizar a camisa 10 alviverde (chega ao clube em 1949 e a numeração nos uniformes passara a ser utilizada em 1948, com Eduardo Lima de 10), foi o comandante na conquista das Cinco Coroas (entre elas, o Mundial Interclubes de 1951). Conhecido como Jajá de Barra Mansa, ele na verdade era de Quatis, cidade fluminense que em 1990 se emancipou do município de Barra Mansa. Seu outro apelido era “Coice de Mula”, pois, apesar das pernas finas, batia na bola com uma potência incrível.

Além disso, Dudu, com seu jogo de número 334, saltou também na lista de jogadores que mais atuaram pelo clube na história, se isolando na 25ª posição (antes, estava empatado nesta colocação com Zinho e o ex-goleiro Sérgio, todos com 333 duelos pela agremiação alviverde).

Os números incríveis de Dudu pelo Palmeiras são extensos. Com os 75 gols que hoje chegou é, disparado, o maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI, seguido de Willian Bigode, com 66; é o segundo que mais jogou neste século (334, atrás só do ex-goleiro Marcos, com 392 jogos) e o número um em vitórias no quesito (190 resultados positivos com o de hoje, contra 182 de Marcos, segundo da lista).

Pela Libertadores, ele já é o jogador de linha que mais atuou (41 vezes) e o segundo no geral que mais jogou pela competição, ao lado de Weverton, também com 41 atuações, e atrás só do ex-goleiro Marcos (57 jogos). Com dois títulos da Libertadores pelo Verdão (2020 e 2021, sendo o último do início ao fim), acumulou 25 resultados positivos em campo em todas as suas participações, sendo o quarto jogador que mais venceu pelo Palmeiras na Libertadores.

No Brasileirão, ele aparece como o sétimo que mais jogou em todos os tempos (175 jogos), o terceiro que mais venceu (100 vitórias) e o segundo que mais fez gols (43, atrás só de César Maluco, com 61).

No duelo desta tarde, após a sua atuação, se mostrou focado no Palmeiras e nos objetivos do time na temporada: “É o sonho de todo jogador chegar à Seleção. Mas meu foco é aqui no Palmeiras. Estamos focados, temos grandes objetivos. A equipe fez um bom jogo, muito quente no primeiro tempo. A equipe conseguiu suportar, fazer um jogo controlado, tranquilo. A equipe está de parabéns por hoje. Sabemos que é o primeiro jogo da temporada, da competição. Temos muito o que evoluir. Acho que vamos estar bem preparados para o Mundial. É nesses jogos do Paulista em que nos preparamos para no Mundial estarmos bem, 100%”, disse o camisa 7.

O craque do Verdão ainda exaltou a participação do Palmeiras na Copinha, que está na final da competição e enfrenta o Santos na decisão no próximo dia 25. “Estamos na torcida pelo time da Copinha, ficamos felizes. Vamos estar na torcida. Não só o Endrick, mas outros jogadores que já vieram aqui treinar conosco e jogaram no final do Brasileiro. Eles têm muita qualidade e competência para estarem aqui nesse ano, que o Abel possa escolher os jogadores para ajudarem a gente”, encerrou.

Este foi o sétimo jogo contra o Grêmio Novorizontino. Desde que se enfrentaram pela primeira vez em 2017 (cujo clube foi fundado em 2010), o Palmeiras jamais perdeu para o adversário da vez – no total, foram seis triunfos e um empate, 22 gols marcados e apenas dois gols sofridos diante do rival do interior de São Paulo. Foram quatro partidas na cidade de Novo Horizonte e outras três na capital paulista (dois no Pacaembu e um no Allianz Parque).

Individualmente, Dudu, autor do segundo gol da partida de hoje, se destaca em jogos contra o time de Novo Horizonte: dos sete confrontos já disputados entre Palmeiras e Novorizontino em toda a história (o primeiro foi em 2017), Dudu só não vazou o adversário em um deles, no empate por 1 a 1 de 23 de março de 2019, jogo de ida pelas quartas de final do Paulista daquele ano. Em todos os outros, pontuou uma vez em cada partida, sendo o maior artilheiro do Verdão na história do confronto contra esta equipe, com seis bolas na rede.

Vale lembrar que este Novorizontino, contra o qual o Alviverde duelou nesta tarde e enfrenta desde 2017 (clube fundado em 2010), não é o mesmo Novorizontino que o Alviverde enfrentou frequentemente entre os anos 80 e 90, apesar da semelhança das cores do uniforme, do escudo e do nome. Aquele clube homônimo, apesar de ter sido representante também da cidade de Novo Horizonte (e até mesmo desportivamente poder ter a mesma representatividade do clube atual para seu torcedor), foi fundado em 1973 e encerrou suas atividades em 1999.

27 ANOS SEM PERDER EM ESTREIAS DE PAULISTA

Com o triunfo, o Alviverde defendeu uma marca invicta que agora foi ampliada para 27 anos: a de não perder no seu jogo de estreia do Campeonato Paulista desde 1996. No total, são 16 vitórias e dez empates em 26 edições do torneio, contando a partir de 1996 (sendo que em 2002 não houve por conta da realização do Supercampeonato Paulista e outra fórmula de disputa). O último revés em uma estreia de Estadual, em 1995, aconteceu para a Portuguesa, por 2 a 1 no Canindé.