CSA-AL x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Data/horário: 01/05/2019, 16h (de Brasília)
Transmissão: TV Palmeiras (narração ao vivo)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL
NSP: Willian Bigode (transição física), Ricardo Goulart (fará uma artroscopia no joelho nos próximos dias) e Borja (pancada no joelho)
Poupados: Weverton, Luan, Gómez, Felipe Melo, Bruno Henrique, Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Dudu

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras treinou Estádio Nelson Peixoto Feijó, em Maceió-AL, na tarde desta terça-feira (30)

Após estrear no Campeonato Brasileiro com uma goleada de 4 a 0 sobre o Fortaleza, no domingo (28), no Allianz Parque, o Verdão tentará se manter na liderança do certame nesta quarta-feira (01), quando visitará o CSA-AL, às 16h, na capital alagoana.

Com o triunfo inaugural no torneio, o Palmeiras prolongou sua série de invencibilidade na competição nacional para 24 partidas (contando a edição passada). Ao todo, são 18 vitórias e seis empates. A maior sequência do clube na história do Brasileirão é de 26 duelos, entre 1972 e 1973, quando o esquadrão de Oswaldo Brandão protagonizou 18 triunfos e oito igualdades.

>Clique aqui e confira as fotos do treino desta terça-feira (30)

MELHOR DEFESA DO BRASIL EM 2019
Levando em conta todos os clubes que hoje disputam a Série A do Brasileiro e suas respectivas campanhas desde o início da temporada de 2019, o Palmeiras é quem detém a melhor defesa, ao lado do Grêmio: ambos os clubes sofreram apenas 7 gols até aqui. Além disso, o Alviverde é a segunda equipe que menos perdeu em 2019 (duas vezes, contra um revés do Cruzeiro) e detém ainda segunda menor média de gols sofridos (0,32, tecnicamente empatado com o Grêmio, com 0,30). As estatísticas são do FutDados.

DUAS VITÓRIAS POR 4 A 0 SEGUIDAS; ÚLTIMA VEZ HAVIA SIDO EM 2002
Após bater o Melgar-PER por 4 a 0 no dia 25/04 e repetir o placar contra o Fortaleza em 28/04, o Verdão chegou ao seu segundo triunfo consecutivo por este resultado, algo que aconteceu pela última vez em 2002: na ocasião, o Alviverde bateu a Seleção de Rio Claro-SP (amistoso), o Bahia (Copa dos Campeões) e o River AC-PI (amistoso) também por 4 a 0, todos em sequência. Porém, apenas por competições oficiais, o fenômeno é ainda mais antigo: foi em 1990: vitórias por 4 a 0 sobre o Santo André (18/02) e sobre o XV de Jaú (04/03), ambos pelo Campeonato Paulista.

DEZ ANOS DE TRADIÇÃO: VERDÃO INVICTO EM ESTREIAS DO BRASILEIRO DESDE 2009
O Palmeiras não perde em uma estreia de Brasileirão desde 2009. Já são dez jogos de invencibilidade: foram sete vitórias e três empates no período. O Maior Campeão do Brasil também nunca foi derrotado em estreias pelo torneio nacional jogando no Allianz Parque. O estádio já recebeu quatro debutes do Verdão, sendo três triunfos e um empate. As vitórias aconteceram em 2016, 2017 e 2019, as três por 4 a 0 (frente Atlético-PR, Vasco da Gama e Fortaleza, respectivamente), enquanto o empate ocorreu em 2015, por 2 a 2 (diante do Atlético-MG).  

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Verdão começou o Brasileiro com uma goleada por 4 a 0 contra o Fortaleza

LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO
Assim como o Bahia, o Verdão estreou vencendo por 4 a 0. Todos seus gols, no entanto, contaram com assistência, enquanto um dos tentos do Tricolor Baiano não; fato que torna o Alviverde, de forma isolada – de acordo com o Footstats – a equipe que registra o maior número de assistências do Nacional até a primeira rodada.

MELHOR ATAQUE E MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO
Assim como o Bahia, o Verdão estreou vencendo por 4 a 0. Desta forma, o Alviverde lidera, ao lado do Tricolor Baiano, a marca mais positiva dentre os clubes da Série A com o melhor ataque (4 gols) e melhor saldo de gols (4).

2º TIME QUE MAIS FINALIZA CERTO NO BRASILEIRÃO
De acordo com dados do Footstats, o Verdão – que detém o ataque mais positivo do torneio (4 gols) – é o vice-líder em finalizações certas (ou seja, chutes que foram em direção ao gol do rival): são nove tentativas computadas. Neste quesito, apenas o Grêmio, com 12, supera o Maior Campeão do Brasil.

LÍDER DESDE SETEMBRO DE 2018
Ao lado do Ceará, o Palmeiras estreou no Campeonato Brasileiro com a vitória mais elástica dentre os clubes da Série A (4 a 0), fato que faz do Verdão o líder do torneio nacional pela 13ª rodada consecutiva. Ou seja: desde que bateu o Cruzeiro por 3 a 1 no Pacaembu, pela 27ª etapa do Nacional do ano passado – ano em que sagrou-se campeão –, nunca mais deixou de ocupar o primeiro posto do Brasileirão.  

BRUNO HENRIQUE MARCA GOL Nº 250 DO VERDÃO NA ARENA
O capitão Bruno Henrique, por sua vez, fechou a goleada e anotou o tento de número 250 do Verdão em sua casa desde a reinauguração do estádio, em 2014.

WEVERTON: 50 JOGOS PELO PALMEIRAS E GRANDE ATUAÇÃO
Goleiro do ouro olímpico pela Seleção Brasileira nos Jogos do Rio-2016, Weverton chegou à expressiva marca de 50 partidas pelo Verdão em grande estilo: o camisa 21 realizou duas impressionantes defesas em sequência no segundo tempo, garantindo que o Alviverde terminasse  a partida sem ser vazado. Vale lembrar que, logo em sua primeira sequência como titular do Verdão, no ano passado, o arqueiro protagonizou a defesa menos vazada do clube dos últimos 31 anos, permanecendo por nove partidas inteiras intransponível – foi a marca mais próxima desde o recorde imposto pelo goleiro Zetti, que é de 12 duelos seguidos sem sofrer gol, em 1987.

DUDU: ATLETA ALVIVERDE COM MAIS JOGOS E MINUTOS EM 2019
Dudu é o jogador que mais entrou em campo em 2019, participando de 20 das 22 partidas possíveis, ao lado de Bruno Henrique, também é o recordista em minutos no ano, de forma isolada, com 1734 ao todo, somando todas as competições (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem).

DUDU: ARTILHEIRO PALMEIRENSE NO SÉCULO XXI
Com o gol marcado diante do Junior Barranquilla-COL, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o camisa 7 se isolou ainda mais na artilharia dentre os palmeirenses com mais gols no Século XXI: agora são 58 tentos, quatro a mais que Vágner Love, segundo colocado, com 54.

DUDU: TOP 40 DE ARTILHEIROS EM TODA A HISTÓRIA
Os 58 gols de Dudu, aliás, lhe colocam na 40ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos! O camisa 7 divide esta colocação com Gino Imparato – palestrino que jogou no clube nas décadas de 20 e 30 – e de Rinaldo – que defendeu o Verdão durante a Academia dos anos 60. O líder dessa lista é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931. Ou seja: até hoje o maior artilheiro do Verdão em todos os quase 105 anos de história da agremiação.

HYORAN: MARCA INVICTA DE 31 JOGOS
O último revés do camisa 28 do Alviverde aconteceu em 30 de maio de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão (1 a 0 para o Cruzeiro). Desde então, nos 31 duelos em que atuou – já considerando o do último domingo (28) –, 24 terminaram com triunfo do meio-campista palmeirense e outros sete com igualdade no marcador.

Contratado como um dos reforços para a temporada de 2017, vindo da Chapecoense-SC (clube do qual, inclusive, é até hoje a venda mais valiosa), Hyoran já atuou em 46 partidas pelo Verdão e marcou um total de dez gols – destaque para um hat-trick no amistoso ante a Liga Alajuelense-CRC, em julho do ano passado, durante o período do time na América Central para intertemporada devido à Copa do Mundo da Rússia 2018.

HISTÓRICO DO CONFRONTO
O Maior Campeão do Brasil ostenta ampla vantagem no cômputo geral diante do CSA-AL. Em cinco encontros, são quatro vitórias palestrinas e um triunfo alagoano, com sete gols alviverdes e um do time rival. Em Maceió-AL, são três embates, com duas vitórias e uma derrota.

PRIMEIRO JOGO NO ESTÁDIO REI PELÉ
A primeira vez do clube no local foi em 1972, diante do CRB, pelo Campeonato Brasileiro. Naquela oportunidade, o Verdão venceu por 3 a 1, com gols marcados por Ademir da Guia (2) e Nei.

11 JOGOS DO VERDÃO EM MACEIÓ
A cidade de Maceió receberá uma partida do Palmeiras pela primeira vez desde 2012, quando o Verdão esteve no local e venceu o Coruripe por 1 a 0, em partida válida pela Copa do Brasil daquele ano. Ao todo, o Alviverde Imponente disputou apenas 11 jogos no município alagoano – foram oito vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Os embates foram contra CRB (4 vezes), CSA (3 vezes), Cruzeiro (1 vez), Flamengo (1 vez), Sport (1 vez) e Coruripe (1 vez).

ÚLTIMO DUELO COM CSA EM MACEIÓ
 A última vez em que Palmeiras e CSA se enfrentaram na cidade de Maceió foi em 1998, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil, que depois seria conquistada pelo Alviverde. O Verdão venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo meio-campista Zinho. No jogo de volta, no Palestra Italia, o Maior Campeão do Brasil superou o adversário por 3 a 0 e garantiu vaga na etapa seguinte da competição nacional – no segundo jogo, os tentos foram anotados por Arce, duas vezes, e Cléber. Disputado no dia 01 de fevereiro de 1998, o duelo em São Paulo marcou o último encontro entre os clubes.

FELIPÃO E SUA LIGAÇÃO COM O CSA
Palmeiras e CSA se enfrentaram apenas cinco vezes ao longo da história, sendo que nas duas últimas oportunidades, em 1998, o técnico palestrino era Luiz Felipe Scolari – vitórias por 1 a 0, fora, e 3 a 0, em casa, pela Copa do Brasil. No entanto, o vínculo do treinador com o time alagoano fui criado bastante tempo antes. Em 1981, o então jogador Luiz Felipe Scolari chegou ao CSA, disputou toda a temporada, foi capitão e levantou a taça do Campeonato Alagoano daquele ano. Em seguida, após se aposentar, assumiu o comando técnico da equipe e permaneceu sete partidas no cargo.

FELIPÃO: TÉCNICO QUE MAIS COMANDOU E VENCEU PELO PALMEIRAS NO BRASILEIRÃO
Após o triunfo sobre o Fortaleza por 4 a 0 na estreia do Brasileirão de 2019, Luiz Felipe Scolari se isolou ainda mais como o técnico palmeirense com mais resultados positivos na competição nacional em todos os tempos: 78, duas a mais do que Vanderlei Luxemburgo (76), segundo colocado da lista. Vale lembrar que o treinador gaúcho também é o técnico que por mais vezes comandou o time pelo torneio nacional – atualmente possui 188 duelos válidas no certame.

NÚMEROS GERAIS DE FELIPÃO ATUALIZADOS
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo, 225 vitórias, 125 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 460 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 52 partidas – 33 triunfos, 14 empates e cinco reveses. A partida diante do Junior Barranquilla-COL marcará, portanto, a 50ª partida do treinador desde que voltou.

DADOS DO ELENCO

Mais jogos em 2019: Dudu e Bruno Henrique (20)
Mais minutos em 2019: Dudu (1734)
Mais gols em 2019: Gustavo Scarpa (6)
Mais assistências em 2019: Dudu (4); R. Goulart, Gustavo Scarpa e Diogo Barbosa (3); Bruno Henrique, Hyoran, Moisés e Marcos Rocha (2); Mayke, Felipe Pires, Marcos Rocha, Deyverson, Edu Dracena e Borja (1)

Mais jogos na Libertadores: B. Henrique, Dudu, F. Melo, G. Gómez e Weverton (5)
Mais minutos na Libertadores: G. Gómez e Weverton (477)
Mais gols na Libertadores: G. Scarpa (3); Deyverson (2); Dudu, F. Melo, M. Rocha, R. Goulart, Hyoran, G. Gómez e Moisés (1)
Mais assistências na Libertadores: Ricardo Goulart, Dudu, G. Scarpa e Hyoran (2); Bruno Henrique e Borja (1)

Mais jogos no Brasileiro: —
Mais minutos no Brasileiro: —
Mais gols no Brasileiro: Zé Rafael (2); Marcos Rocha e Bruno Henrique (1)
Mais assistências no Brasileiro: Marcos Rocha (2); Diogo Barbosa e Zé Rafael 

Mais jogos no Paulista: Dudu e Bruno Henrique (14)
Mais minutos no Paulista: Dudu (1222)
Mais gols no Paulista: Borja, R. Goulart e G. Scarpa (3)
Mais assistências no Paulista: Dudu e Moisés (2); Diogo Barbosa, Gustavo Scarpa, Mayke, R. Goulart, Felipe Pires, Marcos Rocha, Deyverson, Bruno Henrique e Edu Dracena (1)