Departamento de Comunicação

O curto intervalo entre as partidas será uma constante no futebol brasileiro em 2020. Preparado para os desafios inéditos que a temporada atual impõe, o Palmeiras adquiriu uma nova tecnologia de monitoramento cardíaco em tempo real dos atletas para aprimorar o controle de carga e desgaste. O equipamento, chamado First Beat, será utilizado em treinos e jogos para prevenir lesões e impactar positivamente o desempenho da equipe.

O aparelho consiste de uma cinta de frequência cardíaca posicionada no tórax do atleta. Uma antena transmite ao computador os dados do batimento cardíaco em tempo real e os transforma em informações personalizadas sobre exercício, estresse e nível de recuperação.

“Nosso enfoque é a performance e a prevenção de lesões. A pandemia e os quatros meses de paralisação do futebol devem impactar em um aumento no número de lesões, e precisamos intervir para reduzir esses casos. Esse equipamento, que usa um algoritmo desenvolvido para atletas de futebol, nos possibilita perceber em tempo real como eles estão assimilando a carga de treinos e jogos”, afirma Daniel Gonçalves, coordenador científico do Palmeiras.

O fisiologista Vinicius Ponzio (à esquerda) e o coordenador científico Daniel Gonçalves analisam dados do equipamento First Beat (Cesar Greco/Palmeiras)

A nova tecnologia complementa o monitoramento de fadiga já feito pelo clube por meio do GPS acoplado na camisa térmica – cabe ao fisiologista interpretar simultaneamente as ações mostradas na tela do computador e tablet de forma didática com números e cores.

“Através dos dados mostrados na tela por meio do software, interpretamos se o atleta está fadigado, se precisa de um tempo a mais de recuperação, ou o inverso. Caso ele esteja bem recuperado, podemos prolongar um pouco mais a atividade. Essa ferramenta permite à comissão técnica a fazer intervenções em tempo real nos treinamentos”, completou Daniel.

O fisiologista Vinicius Ponzio (à esquerda) e o jogador Alan durante treinamento na Academia de Futebol (Cesar Greco/Palmeiras)

A tecnologia já foi testada e utilizada nos treinamentos do Verdão ao longo da última semana. Preparadores físicos e fisiologistas do profissional e das categorias de base passaram por um workshop e treinamento na última sexta-feira (14), na Academia de Futebol. O coordenador médico do Palmeiras, Gustavo Magliocca, comenta os benefícios do novo equipamento.

“O Palmeiras se preocupou muito nesta temporada em aprofundar o controle da carga interna, que são as respostas fisiológicas. Essa é uma temporada atípica. Largamos do zero tardiamente e é preciso uma aceleração rápida em termos de carga. Teremos uma densidade maior. Correlacionando a carga externa, de velocidade e metros percorridos, com a carga interna, vamos entender os jogadores ainda melhor e fazer correlações importantes”, explica Magliocca.

“O Palmeiras está sempre buscando o melhor para nós, atletas. Vai facilitar o controle da fisiologia e do Núcleo de Saúde e Performance. Sabemos desse calendário maluco que vamos enfrentar, dessa sequência de jogos. Então o controle que o clube nos oferece para monitorar vai ajudar muito para prevenir e preservar os atletas na carga do treinamento. Parabenizo o Palmeiras por esse cuidado, sempre com profissionalismo, trabalhando para não perder atletas durante as competições”, disse o atacante Willian.