Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Empenhado em inserir cada vez mais crianças e jovens no esporte, o Palmeiras implanta neste mês de novembro um programa que será fundamental para a formação e o crescimento das modalidades não profissionais do Verdão. Trata-se do Padrinhos Alviverdes, que, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, permitirá que pessoas e empresas invistam parte do valor que seria pago no Imposto de Renda (IR) em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O objetivo é estimular doações que contribuam com a formação não apenas de atletas, mas também de cidadãos. O projeto terá como embaixadores os multicampeões Zé Roberto e Hugo Hoyama.

“Muitos conhecem o Palmeiras como um clube de futebol profissional, mas vamos muito além disso. Somos uma Sociedade Esportiva, onde anualmente centenas de jovens recebem educação e são preparados para a sociedade”, afirmou Maurício Galiotte, presidente do Verdão. “O programa Padrinhos Alviverdes é a Família Palmeiras reunida em prol de um grande propósito: inserir o esporte na vida das nossas crianças”, completou.

Os recursos arrecadados por meio do programa serão utilizados para oferecer condições ideais de treinamento no trabalho de formação de atletas, com equipe multidisciplinar qualificada e estrutura logística para participação em competições regionais e nacionais. No futebol feminino, haverá preparação multidisciplinar das jogadoras da base e do time principal, proporcionando que o clube dispute as principais competições regionais e nacionais previstas para a temporada de 2020.

“O apoio da torcida nas arquibancadas é fundamental, e receber este mesmo incentivo na forma de investimento será muito importante para os esportes não profissionais do Palmeiras se desenvolverem ainda mais. Contamos com a força da nossa torcida para que o programa se torne uma referência na captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte”, declarou Roberto Trinas, diretor executivo de marketing do Palmeiras.

Como participar?

>Pessoa física: basta acessar o site www.padrinhosalviverdes.com.br e se cadastrar. Dentro da própria plataforma, faça uma simulação para saber qual quantia você pode doar com base na sua declaração do IR (até 6% pela declaração completa). Em seguida, clique no botão “Quero Doar”, selecione a forma de pagamento e siga as orientações. Você receberá um e-mail de confirmação e, a partir de janeiro, chegará um novo e-mail com o recibo que deverá ser anexado à sua declaração anual. Os padrinhos serão recompensados de acordo com o tamanho da contribuição. Se houver qualquer dúvida, entre em contato com a central de atendimento pelo telefone 3003-1999 ou pelo e-mail [email protected].

Pessoa jurídica (empresas): entre em contato com a central de atendimento pelo telefone 3003-1999 ou pelo e-mail [email protected]. A sua empresa poderá destinar até 1% do valor do Imposto de Renda anual para o programa, desde que a tributação seja feita com base no lucro real.

Embaixadores do ‘Padrinhos Alviverdes’

>Zé Roberto: atual assessor técnico do Palmeiras, Zé Roberto construiu uma vitoriosa carreira dentro do futebol. Revelado pela Portuguesa na década de 90, o craque ficou conhecido mundialmente após conquistar inúmeros títulos na Europa. Com longa trajetória na Seleção Brasileira, o ex-jogador integrou o time canarinho na Copa do Mundo de 2006. Anos mais tarde, Zé se tornou ídolo no Verdão ao participar da reconstrução do clube e levantar os troféus da Copa do Brasil de 2015 e do Campeonato Brasileiro de 2016. Ele pendurou as chuteiras aos 43 anos atuando pelo Maior Campeão do Brasil.

“Tenho certeza de que o Palmeiras, sendo um clube gigante, conseguirá os investimentos necessários para a formação de atletas e equipes ainda mais competitivas em todas as suas modalidades. Contamos com o apoio dos torcedores palmeirenses nesta iniciativa”, falou Zé Roberto, embaixador do futebol feminino e do futsal.

>Hugo Hoyama: consultor da equipe de tênis de mesa do Verdão, Hugo Hoyama marcou o seu nome no esporte nacional. Sempre atuando em alto nível e disputando as principais competições ao redor do planeta, Hoyama é o mesatenista brasileiro mais vitorioso da história. Além de representar o país em quatro Olimpíadas, ele ganhou 15 medalhas em Pan-Americanos, sendo dez de ouro. Palestrino fanático, o ex-atleta costumava competir vestindo uma cueca com o distintivo do Alviverde.

“É um enorme prazer ser um dos embaixadores de um programa tão importante para o Palmeiras e para o Brasil. Os nossos esportes não profissionais necessitam de recursos para se desenvolver e, somente com projetos como este, formaremos os grandes atletas do futuro”, destacou Hugo Hoyama, embaixador dos esportes olímpicos e amadores.