Departamento de Comunicação

Jogador com mais títulos no Século XXI, com mais vitórias e mais gols no Século pelo Verdão. Mais jogos, vitórias, gols e assistências no Allianz Parque inaugurado em 2014; entre os 20 nomes que mais jogaram pelo clube em todos os tempos. Estas são só algumas das marcas e recordes de Dudu, e não param por aí! Na tarde deste domingo (29), contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 8ª rodada do Brasileirão, o Baixinho, que não se cansa de fazer história, atingiu mais um feito expressivo.

E dentre os feitos já alcançados anteriormente pelo camisa 7, talvez este seja o mais curioso: Eduardo Pereira Rodrigues (Dudu) igualou hoje Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), eterno volante do Verdão nos anos 60 e 70 e um dos maiores ídolos da história do clube, com mais de 600 jogos pelo Maior Campeão do Brasil, marcado pela liderança, seriedade em campo e também por ter feito uma inesquecível dupla de meio-campo ao lado de Ademir da Guia.

O número igualado em questão trata-se da quantidade de vitórias em jogos de Campeonatos Brasileiros. Ambos os ‘Dudus’ somam agora 100 vitórias pelo Brasileirão na história do Palmeiras e, com isso, dividem o Top 3 dos que mais venceram pelo clube na história da competição nacional – neste quesito, ambos atrás só de Ademir da Guia (que venceu 109 vezes pelo Brasileiro) e Emerson Leão (líder no quesito, com 112 vitórias).

Este foi o jogo de número 363 pelo Verdão, das quais jogou 183 vezes pelo Brasileirão (chegando à centésima vitória). Além disso, marcou 45 gols, sendo o maior artilheiro do clube desde que o campeonato é disputado no sistema de pontos corridos (2003 em diante) e o segundo em toda a história com mais gols pelo Nacional, atrás só de César Maluco, com 61 gols pelo Verdão em jogos de Brasileirão.

INVICTO, LOMBA FECHA O GOL

Com o goleiro Weverton em Seul (Coréia do Sul) para a disputa de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2022, nos próximos meses – assim como o volante Danilo -, o goleiro titular da partida foi Marcelo Lomba.

Lomba fez pelo menos três grandes defesas, tendo sido de suma importância para os preciosos três pontos conquistados pelo Maior Campeão do Brasil fora de casa, contra o Peixe. Aliás, Lomba chegou à sua nona partida pelo Verdão e está invicto (seis vitórias, três empates e apenas quatro gols sofridos – média de 0,44 por partida). Em cinco das nove partidas de Lomba no Verdão (ou seja, mais da metade) ele saiu de campo sem sofrer gol!

As primeiras sete partidas de Lomba foram pelo Brasileirão; a oitava pela, Copa do Brasil, contra a Juazeirense pelas oitavas de final (2 a 1 – jogo de ida, em casa); e hoje fez seu primeiro duelo pelo Brasileirão com a camisa do clube.

Hoje com 35 anos, Marcelo Lomba iniciou a carreira no Flamengo, onde estreou profissionalmente em 2006 e jogou com mais constância em 2010. Em 2011, transferiu-se para o Bahia, clube pelo qual atuou até 2015, quando disputou uma temporada pela Ponte Preta. Em 2016, voltou ao Bahia e encerrou seu ciclo no clube tricolor com mais de 200 partidas e os títulos estaduais de 2012 e 2014.

Ainda em 2016, foi para o Internacional e assumiu a titularidade a partir de 2018, quando foi eleito o melhor da posição no Prêmio Craque do Brasileirão. Lomba contabilizou ainda convocações para as Seleções Brasileiras de base (sobretudo Sub-15 e Sub-17), tendo sido, inclusive, campeão mundial Sub-17 em 2003.