Departamento de Comunicação

O Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, neste domingo (29), na Vila Belmiro, em Santos (SP), e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com 15 pontos conquistados. Substituto de Abel Ferreira no clássico (suspenso por ter recebido três cartões amarelos), o auxiliar técnico João Martins analisou o rendimento do time palestrino diante do rival alvinegro.

“Sabíamos que seria um grande teste enfrentar esta equipe em casa, pois ainda não tinha perdido. Deveríamos estar em nossa melhor forma. (O Santos) tem muita competência, é organizado com bola e sem bola. Seria muito difícil ganhar. Eu não faço nada sem o Abel (Ferreira) dar o ok. Todas as trocas, tudo o que acontece em jogo… Eu só chamo o jogador e o coloco em campo. Na véspera destes jogos em que ele não está presente, temos de trabalhar um pouco mais, não pode faltar nada. E foi o que fizemos ontem (sábado), treinamos tudo o que poderia acontecer no jogo. Ficou tudo alinhado, e tudo veio da cabeça dele (Abel), nada da minha”, declarou o palmeirense, que completou:

“Nem todos os jogos serão vencidos pela técnica, mas uma coisa exigimos e os nossos jogadores têm sido fantásticos. Se não vai pela técnica, vai pela entrega, raça, dedicação e vontade. Não se vence jogos somente com a técnica. Hoje jogamos bem, sabíamos que seria difícil, mas não faltou vontade, entrega e dedicação. Parabéns a eles (jogadores). Foi por isso que ganhamos o jogo”, afirmou.

João Martins, inclusive, nunca perdeu como substituto de Abel Ferreira: em 14 jogos no comando da equipe alviverde, foram nove vitórias e cinco empates. Além disso, o palestrino dirigiu o Maior Campeão do Brasil em três clássicos, curiosamente, todos contra o Santos. Um empate por 2 a 2, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro 2020 e uma vitória por 3 a 2, no Allianz Parque, pelo Nacional de 2021, além do triunfo deste fim de semana.

O técnico Abel Ferreira e a sua comissão possuem um bom aproveitamento em clássicos paulistas disputados pelo Palmeiras. Incluindo as três partidas contra o Santos dirigidas por João Martins, são 25 jogos, com 13 vitórias, sete empates, cinco derrotas, 39 gols marcados e 22 gols sofridos.