Departamento de Comunicação

O atacante Dudu se recupera de lesão no joelho direito (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras deu sequência na manhã desta terça-feira (09), na Academia de Futebol, ao período de pré-temporada para 2024. Assim como na segunda (08), haverá treino na parte da tarde, às 16h, e o elenco almoçará e descansará no centro de excelência entre as atividades.

O grupo alviverde, em princípio, realizou um circuito físico com tiros de corridas leves e moderadas. Na sequência, os atletas aprimoraram posse de bola, marcação e linha de passe. Por fim, houve um trabalho de ataque contra defesa com ênfases em transições e contra-ataques.

Na parte interna do centro de excelência, o meio-campista Gabriel Menino e o atacante Dudu cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance. O camisa 7, que operou o joelho direito no começo de setembro do ano passado e está há quatro meses em tratamento, falou sobre a evolução da recuperação.

“Teve esse período de me questionar ‘por que isso aconteceu comigo?’, pois nunca tinha me machucado, ainda mais uma contusão séria dessa. Mas agora estou bem mais tranquilo, cabeça boa, fazendo a fisioterapia. Já estamos na fase de recuperação muscular, evoluindo bem, até um pouco melhor do que o esperado. Espero que eu possa me recuperar bem, voltar com o músculo seguro e a parte física boa para dar sequência na temporada”, disse o Baixola.

Para alcançar esse grau avançado de recuperação, Dudu se desdobrou e trabalhou em dezembro, costumeiramente o mês de férias dos jogadores. “Perdi um mês de férias, praticamente dezembro todo estive aqui treinando na Academia com os fisioterapeutas. Tenho de agradecer a eles pela força, por tudo que estão fazendo por mim. Os médicos também, estão todos aqui empenhados para que eu possa voltar bem e ajudar o Palmeiras como sempre fiz”, expôs o jogador com mais títulos pelo clube em toda história, com 12 taças, ao lado de Ademir da Guia e Junqueira.

Contratado em 2015, Dudu soma 443 jogos (412 como titular), 88 gols e 102 assistências pelo Maior Campeão do Brasil. Desde então, ele só saiu uma vez, emprestado ao Al Duhail, do Catar, e disputará, então, sua 10ª temporada pelo clube. O artilheiro alviverde no século citou a saudade de fazer o torcedor palestrino feliz nos jogos e enalteceu sua longevidade. “Não é qualquer jogador que consegue uma décima temporada em um clube grande como o Palmeiras. Esta está começando um pouco diferente para mim, mas, com certeza, daqui a alguns meses estarei de volta para continuar a escrever minha história no clube, conquistando títulos e dando felicidade para o torcedor. Desde a minha primeira temporada, esse sempre foi o meu discurso, fazer o torcedor ir ao estádio e voltar feliz para casa. Será assim até o meu último dia aqui no Palmeiras”, concluiu.

Dudu é o palmeirense com mais partidas no atual elenco, que conta com 13 atletas que já ultrapassaram os 100 jogos pelo clube: Dudu (443), Weverton (335), Gustavo Gómez (280), Marcos Rocha (278), Zé Rafael (274), Raphael Veiga (270), Mayke (258), Luan (244), Rony (220), Gabriel Menino (197), Breno Lopes (158), Piquerez (126) e Murilo (105).

Os jogadores Joaquín Piquerez e Bruno Rodrigues (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)