Departamento de Comunicação

O jogo contra o São Bernardo contou com uma escalação modificada do Palmeiras em relação à partida anterior e ficou aquém do esperado pelo torcedor. Entretanto, não faltou garra ao Verdão, que saiu atrás no primeiro tempo e buscou o empate na etapa final. O autor do gol palmeirense foi o atacante Wesley, de 22 anos, assinalado de pênalti aos 20 minutos do segundo tempo, que foi premiado pela organização do Campeonato Paulista como melhor homem em campo – não apenas pelo gol, mas por tudo o que demonstrou nos 90 minutos como um todo.

 

O tento de Wesley foi fundamental para que o Verdão seguisse invicto na temporada 2022. Até aqui, disputou três jogos, com vitórias sobre o Novorizontino (2 a 0 fora de casa), Ponte Preta (3 a 0 em casa) e agora o empate com o São Bernardo (1 a 1 fora de casa), estatística importante para reforçar a confiança do Palmeiras às vésperas da disputa do Mundial de Clubes (o Palmeiras volta a campo na próxima terça-feira, 01/02, quando enfrenta a equipe do Água Santa em casa, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista, às 19h, pela 3ª rodada do Estadual – seu quarto compromisso na competição – em seu último jogo no Brasil antes de viajar ao Catar-EAU para a disputa do Mundial).

Wesley, aliás, reconhece a importância destes últimos jogos antes do Mundial como verdadeiras decisões. “Estamos tratando esses jogos como uma final e uma preparação para nosso primeiro desafio do ano, que é sair de lá (no Mundial de Clubes) com o bicampeonato”, disse o atacante em entrevista à imprensa após o duelo.

E completou: “É uma oportunidade para quem vem jogando menos. Como o professor disse, não temos uma equipe titular e reserva. Então quem está jogando tem que aproveitar a oportunidade”, reforçando que, apesar das várias modificações sofridas no duelo desta tarde, o Palmeiras, seja quem estiver em campo, deve representar à altura. Vale ressaltar que o time contou com escalação bastante modificada em relação partida anterior, vitória por 3 a 0 contra a Ponte Preta em casa. Renan jogou na zaga no lugar do zagueiro Luan no time titular; Mayke atuou na lateral direita no lugar de Marcos Rocha; Jorge no lugar de Piquerez na lateral-esquerda; no meio-campo, Jailson, Atuesta e Gabriel Menino figuraram dentre os 11 iniciais nos lugares de Danilo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, respectivamente; no ataque, Rafael Navarro, Gabriel Veron e Wesley atuaram nos lugares de Zé Rafael, Rony e Dudu.

Por outro lado, continuou no time em relação à partida anterior Marcelo Lomba no gol, no lugar de Weverton, convocado para a Seleção Brasileira; Murilo, na zaga, no lugar de Gustavo Gómez (Seleção Paraguaia) ou Kuscevic (na Seleção Chilena) – todos os convocados disputam as Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.

OUTROS DESTAQUES INDIVIDUAIS NA PARTIDA

Com ótima atuação, assim como Wesley, o meio-campista Atuesta fez seu segundo jogo pelo Verdão (o primeiro foi há duas partidas, contra o Grêmio Novorizontino, vitória por 2 a 0, quando entrou aos 18 do segundo tempo no lugar de Zé Rafael) – esta foi sua estreia como titular no Verdão. Estrearam como titulares no time do Palmeiras também o meio-campista Jailson e o atacante Navarro.

Outro destaque individual foi o retorno de Mayke na lateral direita (no jogo anterior, atuou Marcos Rocha). No Palmeiras desde 2018, o camisa 12 já é um dos mais experientes do elenco e possui diversos títulos no Verdão (Brasileiro de 2018, Libertadores de 2020 e de 2021, além do Paulista de 2020, Copa do Brasil de 2020 e Florida Cup de 2020). Mayke foi destaque, além da atuação, por ter vestido a braçadeira de capitão do time – adereço de autoridade máxima da equipe dentre os jogadores, o que demonstra sua confiança perante o grupo e até mesmo com o treinador Abel Ferreira.

Por fim, Patrick de Paula foi outro destaque individual. Ao entrar no lugar de Gabriel Menino no intervalo da partida, o volante oriundo da base palmeirense completou a expressiva marca de 100 jogos pela equipe profissional do Verdão. No total, o jogador soma 53 vitórias, 25 empates, 22 derrotas, oito gols e quatro assistências pelo Alviverde, além dos títulos da Florida Cup, Paulista, Libertadores e Copa do Brasil (todos 2020) e Libertadores 2021.