Em 33 jogos, Palmeiras venceu Atlético-MG 20 vezes em SP; veja retrospecto

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Após estrear no Campeonato Brasileiro com uma sonora goleada por 4 a 0 sobre o Vasco da Gama, no Allianz Parque, o Palmeiras volta a receber um rival em sua arena. Nos outros jogos disputados pela competição, o Verdão foi superado por Chapecoense e São Paulo, ambos fora de casa. O Atlético-MG, adversário deste domingo (04), já foi superado pelo Alviverde 20 vezes na cidade de São Paulo ao longo da história – foram 33 jogos. Ainda aconteceram três empates e 10 reveses.

Considerando apenas partidas disputadas no Palestra Italia / Allianz Parque, palco da partida deste final de semana, a vantagem segue absoluta a favor do Verdão: 21 partidas, três igualdades e apenas quatro derrotas. O primeiro encontro na casa palmeirense aconteceu em abril 1938, com vitória palestrina por 2 a 0, enquanto o mais recente foi em julho de 2016, que terminou com triunfo mineiro por 1 a 0.

O revés diante do Atlético-MG, inclusive, foi o último sofrido pelo Palmeiras na arena. Foram 24 jogos desde então, sendo 19 vitórias e cinco empates. Esta é a maior sequência invicta do Verdão no Allianz Parque desde sua inauguração, em novembro de 2014.

Em paralelo aos números de invencibilidade, o Palmeiras balançou as redes dos times adversários também nas últimas 24 partidas. A sequência é a segunda melhor do Alviverde no século. Em 2006 / 2007, o Verdão conseguiu marcar gols em 25 jogos consecutivos – números que podem ser alcançados neste domingo (04).

Retrospecto geral

O Palmeiras já duelou com o Atlético-MG em 76 oportunidades. Foram 36 vitórias do Verdão, 12 empates e 28 derrotas. O time do Palestra Italia marcou 106 gols e foi vazado em 91 jogos.

A maior goleada da história aconteceu em abril de 1996, quando o Alviverde venceu por 5 a 0, em partida válida pela Copa do Brasil daquele ano. Os gols foram marcados por Rivaldo (2), Cléber, Müller e Cafu.