Departamento de Comunicação

A temporada de 2022 ainda não chegou ao fim para a base do Palmeiras, mas já é inesquecível para as Crias da Academia, que uniram desempenho e resultado dentro de campo. As categorias Sub-17 e Sub-20 marcaram presença em todas as finais de competições organizadas pela CBF.

A primeira decisão de um torneio da entidade no ano foi a da Copa do Brasil Sub-17, realizada em junho. O Verdão superou o Vasco da Gama na final, vencendo pelo placar agregado de 6 a 5, faturando a taça em São Januário. Agora, o time palestrino briga pelo título do Campeonato Brasileiro Sub-17, e a partida decisiva será contra o vencedor do duelo entre Santos e Grêmio. Na semifinal, o Alviverde eliminou o Athletico-PR, goleando o adversário por 4 a 1, no Allianz Parque, e 6 a 1, no CT do Caju, em Curitiba-PR.

Já a primeira final de uma competição da CBF disputada pelo Sub-20 do Palmeiras foi a do Campeonato Brasileiro da categoria, em setembro. A equipe comandada por Paulo Victor Gomes bateu o Corinthians por 1 a 0 na decisão em jogo único, realizado na Neo Química Arena, e faturou o tírulo. Neste sábado (12), o time entra em campo pela final da Copa do Brasil Sub-20, contra o Flamengo, às 11h (de Brasília), na Arena Barueri.

Sub-20 do Verdão comemora título do Brasileiro, após vitória sobre o Corinthians (Foto: Fabio Menotti)

Com as conquistas na temporada, os times Sub-17 e Sub-20 do Verdão garantiram vaga nas Supercopas do Brasil. Os torneios, que colocam frente a frente os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil das categorias, devem acontecer no primeiro semestre de 2023.

O sucesso das Crias da Academia não está restrito aos campeonatos organizados pela CBF. Em janeiro, a equipe Sub-20 do Palmeiras conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de forma inédita, coroando a campanha invicta com uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, disputada no Allianz Parque.

No último final de semana, os times Sub-15 e Sub-17 do Verdão conquistaram o Campeonato Paulista, em partidas realizadas na Arena Barueri. O Sub-15 bateu o São Paulo nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no placar agregado. Já o Sub-17 ficou com a taça depois de golear o Ska Brasil por 5 a 0, em Santana de Parnaíba, e 3 a 0, no segundo jogo.