Departamento de Comunicação 

Após sorteio realizado nesta segunda-feira (28), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro-RJ, o Palmeiras conheceu o seu primeiro adversário na busca pelo pentacampeonato da Copa do Brasil: o Juazeirense-BA – o encontro, que será inédito, é válido pela terceira fase da competição. A partida de ida ocorrerá no Allianz Parque, já o duelo de volta acontecerá em Juazeiro, na Bahia – os embates estão previstos para os dias 20 ou 21 de abril e 11 ou 12 de maio, respectivamente.

A terceira fase da Copa do Brasil conta com a entrada de 12 times: campeões estaduais do Norte (Remo) e Nordeste (Bahia), do Campeonato Brasileiro Série B (Botafogo) e os times da Libertadores 2022 (Athletico-PR, América-MG, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Palmeiras).

Os potes do sorteio foram organizados de acordo com o Ranking Nacional de Clubes – os 16 mais bem colocados, incluindo o Palmeiras, ocuparam o Pote I, enquanto os restantes ficaram no II. O chaveamento das próximas fases não está determinado – haverá um novo sorteio para definição dos duelos das oitavas de final.

Retrospecto do Palmeiras na Copa do Brasil

O Palmeiras disputa o torneio pela 27ª vez (a primeira participação foi em 1992). Em 2020, o clube se sagrou campeão de maneira invicta, com seis vitórias, dois empates, 15 gols marcados e quatro sofridos, e superou o Grêmio na final tanto na ida, na arena do adversário (1 a 0), quanto na volta, no Allianz Parque (2 a 0). Além da edição de 2020, o Verdão venceu a Copa do Brasil em 1998, 2012 (invicto) e 2015. Apenas o Cruzeiro, com seis títulos, e o Grêmio, com cinco, levantaram a taça mais vezes.

O retrospecto alviverde na Copa do Brasil é positivo. No total, o Maior Campeão do Brasil entrou em campo pelo torneio em 164 oportunidades, venceu em 94 delas, empatou em 39 e foi superado 31 vezes, com 308 gols marcados e 155 sofridos. Como mandante, foram 78 duelos disputados, com 54 triunfos, 16 igualdades no placar e oito reveses, 176 bolas na rede e 61 gols sofridos. E, mesmo atuando como visitante, o Verdão leva vantagem: são 86 jogos, 40 vitórias, 23 empates e 23 derrotas, balançando as redes adversárias 132 vezes e sendo vazado 94.