Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras recebe o Sant German-RO nesta quarta-feira (27), às 15h, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, em partida única da primeira fase da Copa do Brasil da categoria. O duelo será transmitido pela TV Palmeiras/FAM no YouTube.

Campeão em 2017 e em 2019, o Verdão enfrentará um clube rondoniense na primeira fase da competição pela segunda vez em três anos. A primeira ocorreu em 2020, quando a equipe venceu o Avaí Rondônia por 9 a 0.

No ano passado, o Alviverde estreou com goleada por 9 a 0 diante da Desportiva Paraense, no Allianz Parque, e ficou entre os quatro melhores clubes da competição. Vale lembrar que o plantel treinado por Rafael Paiva, formado por atletas nascidos nos anos 2005 e 2006, já se sagrou campeão da FAM Cup e do Festival TSFC em 2022.

“Será um jogo muito importante para as nossas metas da temporada. No ano passado ficamos entre os quatro melhores e buscaremos melhorar nossa colocação. O time tem trabalhado bastante e vem de dois títulos nesse ano, e espero que possamos fazer o nosso melhor nessa estreia”, declarou o meio-campista Luis Guilherme, campeão do Torneio de Montaigu (França) com a Seleção Brasileira Sub-17 na última semana.

A Copa do Brasil Sub-17 de 2022 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais e cinco vices estaduais da categoria vinculados às federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2021.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Se avançar diante do Sant German-RO, o Palmeiras enfrenta Remo-PA ou CRB-AL na segunda fase da Copa do Brasil Sub-17, em confrontos previstos para os dias 04 e 11 de maio.

O camisa 10 da Seleção Brasileira Sub-17 foi um dos destaques do Torneio de Montaigu, na França (Foto: Leonardo Benhossi)

Histórico

Em 2019, o Palmeiras decidiu a Copa do Brasil Sub-17 contra o São Paulo em duas partidas eletrizantes. Na ida, vitória do time tricolor por 3 a 2, no Morumbi. Já no duelo de volta, no Pacaembu, em grandes atuações de Gabriel Veron e Gabriel Silva, o time palestrino venceu por 2 a 0 e ficou com o título.

O Verdão se sagrou campeão da competição também em 2017. Em final contra o Corinthians, com vitórias por 1 a 0 para cada lado, o título foi decidido nas cobranças de pênalti, no Pacaembu. Naquela ocasião, o Alviverde venceu o rival por 4 a 3.