Em jogo nervoso, Paulistano vira no fim e vence no Palestra
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
Numa partida muito disputada, o Palmeiras/Meltex foi superado pelo Paulistano/Unimed, por 86 a 84, na noite deste sábado (28), no Ginásio Palestra Italia, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Paulista de Basquete.
Agora, o Verdão terá de enfrentar uma verdadeira maratona de jogos fora de casa, diante de Rio Claro Basquete, Winner/Kabum Limeira e Liga Sorocabana, nos dias 03, 10 e 12 de outubro, respectivamente.
No jogo deste sábado, os três primeiros quartos diante do Paulistano foram dominados pelo Palmeiras/Meltex, que, apesar de sair atrás do marcador (0 x 7), conseguiu reagir e virou com grandes jogadas de Átila dos Santos e Wiggins, sendo o americano cestinha do time com 18 pontos na partida. O primeiro período, aliás, terminou com uma linda cesta de Wiggins, que girou em cima do adversário no garrafão e fez 16 x 15.
No segundo quarto, o Palmeiras/Meltex parecia impossível, principalmente pelo ritmo de Caleb Brown, que completou 100 jogos com a camisa alviverde. A cada jogada, a equipe melhorava e abria vantagem. Thyago Aleo e Guto acertaram a mão em bolas de três e o Paulistano, apesar das boas jogadas de Pilar, parou no jogo.
Com três bolas de três (nove pontos anotados), Guto ajudou o Verdão a vencer o segundo quarto e seguir para o intervalo com vantagem de 45 x 36.
O segundo tempo reservava grandes emoções, mas infelizmente foi o Paulistano que acertou seu jogo e reagiu.
No terceiro quarto, o Palmeiras/Meltex ainda conseguiu impor seu ritmo, principalmente com Brown, Neto e Átila, bem entrosados e eficientes no sistema ofensivo. Assim, venceu o quarto por 25 x 21, após chegar a abrir 15 pontos de vantagem.
No último período, porém, André e Mineiro, maiores cestinhas do jogo, com 21 e 19 pontos, respectivamente, cresceram, e ajudaram o Paulistano a melhorar na partida. Além disso, o Palmeiras/Meltex perdeu, com a quinta falta, o armador Brown, em lance equivocadamente marcado pela arbitragem, que inverteu diversos lances e errou durante toda a partida.
Aos poucos, a arbitragem marcava muitas faltas para o adversário e poucas para o Palmeiras/Meltex. O número de lances livres no jogo foi de 37 x 21 para a equipe do Paulistano/Unimed, 16 a mais.
Sem Brown e com os principais jogadores do Paulistano em boas condições na quadra, o Palmeiras/Meltex não conseguiu evitar a reação e sofreu a virada com pouco mais de um minuto para o término do último quarto: 80 x 81.
Nos lances livres, o Paulistano aumentou a diferença e na última jogada, quando o Verdão perdia por 86 x 84 e poderia levar à prorrogação com uma bola de dois ou até vencer num lance de três, Tyrone foi empurrado, a arbitragem nada marcou, e a bola também não entrou. O fim de partida e foi também o fim da chance de chegar à décima vitória no Paulista de Basquete.
Na próxima quinta-feira (3), o time alviverde buscará a recuperação na competição estadual, diante do Rio Claro Basquete, a partir das 20h, na cidade de Rio Claro.