Sub-15 e Sub-17 garantem classificação às oitavas de final do Paulista

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

O Palmeiras está classificado às oitavas de final dos Campeonatos Paulista Sub-15 e Paulista Sub-17. Neste sábado (28), no estádio Nicolau Alayon, a equipe Sub-15 do Verdão empatou com o Paulínia, em 1 a 1, e garantiu a vaga no segundo lugar do grupo – o time enfrenta agora o Corinthians na próxima fase. Também em casa, o Sub-17 goleou o Tanabi, por 4 a 0, ficou com a vaga e encara o Comercial, de Ribeirão Preto (SP), nas oitavas de final do Estadual.

Sub-15 pressiona, mas fica no empate

No Sub-15, com o rival postado na defesa, o time abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, em golaço de bicicleta do centroavante Marcelo Burim. O gol de empate, entretanto, veio no minuto seguinte. Na saída de bola, o Paulínia partiu em velocidade e tocou na saída do goleiro Anderson. No segundo tempo, o Verdão pressionou: chutou bola na trave, assustou nas cobranças de falta, arriscou de fora da área, mas não conseguiu furar a retranca do rival.

Com o empate em 1 a 1, o Palmeiras garantiu a classificação e terminou a segunda fase do Paulista Sub-15 na segunda colocação do grupo 15, com 11 pontos (dois a menos que o Paulínia). O Verdão enfrenta agora o Corinthians nas oitavas de final – o primeiro jogo, com mando do Palmeiras, será disputado no próximo sábado (5), às 8h45, no estádio Nicolau Alayon (com entrada gratuita para os torcedores do Palmeiras, pela Av. Marquês de São Vicente).

O Palmeiras Sub-15 jogou com: Anderson; Lucas Santana (Renan), Evandro, Thiago e Lucas Mauro; Johnny, Taubaté, Gabriel Correa e Vitinho; Allysson Phelipe (Jefter) e Marcelo Burim (Giovane). Técnico: Artur Itiro. 

Sub-17 goleia no fim e confirma vaga

O Sub-17 não teve vida fácil, mas também conseguiu a vaga após golear o Tanabi com quatro gols no segundo tempo. A primeira etapa foi de pressão total da equipe do Palmeiras, que pecava somente nas finalizações e esbarrava no excesso de faltas do adversário – tanto que, aos 35 minutos, o Tanabi teve um atleta expulso. Após o intervalo, o Verdão deslanchou.

O primeiro gol saiu aos sete minutos: Jailton carregou a bola na intermediária, viu um espaço na defesa do rival e bateu cruzado, sem chance de defesa. O gol tranquilizou a equipe, que ampliou aos 20 minutos, com Gabriel Jesus, que desviou para o gol vazio após cruzamento do lateral Kaue. Aos 33, Jailton cruzou e Gabriel Jesus marcou o terceiro – seu segundo no jogo.

No fim, aos 37 minutos, o camisa 11 marcou mais um e garantiu a vaga do Palmeiras sem depender de outros resultados. E com golaço: Gabriel Jesus arrancou do campo de defesa, passou por todos os marcadores e ainda driblou o goleiro antes de tocar para o gol. Com os três gols, o atacante foi a 12 gols marcados e é o artilheiro isolado do Verdão na competição.

O Palmeiras termina a segunda fase do Paulista Sub-17 na vice-liderança do grupo 13, com dez pontos conquistados. O adversário da equipe nas oitavas de final deve ser o Comercial, de Ribeirão Preto (SP), com primeiro jogo no sábado (5), às 10h30, no Nicolau Alayon (os locais, datas e horários dos jogos ainda dependem de confirmação da Federação Paulista de Futebol).

O Palmeiras Sub-17 jogou com: Alan; Manu (Caique), Vinicius Del’Amore, Gabriel Almeida e Kaue; Gabriel Vinicius, Renteria, Daniel e Caio Fontes (Fabio Henrique); Gabriel Jesus e Rodrigo Rodrigues (Bruno Duarte). Técnico: Bruno Petri.