Departamento de Comunicação

Na noite desta quinta-feira (19), a equipe do Palmeiras visitou o Botafogo-SP no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), pela 2ª rodada do Campeonato Paulista, e, por 1 a 0, com gol um belíssimo de Raphael Veiga, aos 24 do primeiro tempo (um chute de longa distância colocado no ângulo), o Verdão conheceu a sua primeira vitória na temporada 2023.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado, o Verdão ampliou para sete jogos invictos seu retrospecto atual contra o adversário da vez, todos eles pelo Campeonato Paulista (foram cinco vitórias seguidas e, depois, e um empate e uma vitória nos encontros mais recente, pelos Estaduais de 2021 e, agora, 2023, ambos em Ribeirão Preto).

O último revés para este adversário aconteceu pela edição do Paulista de 2014, quando o Botafogo, em sua casa, venceu por 3 a 1 (Valdivia marcou o do Verdão). Antes disso, o Alviverde estava sem perder para o adversário da vez havia 15 jogos (dez vitórias e cinco empates). Portanto, aquele resultado negativo de 2014 foi o único revés registrado nos últimos 23 encontros entre as equipes (ou seja: uma única derrota sofrida desde 1992 – série que, além daquele único revés em 2014, contabiliza 16 vitórias palmeirenses e seis empates).

Já a maior série invicta da história do confronto entre as equipes foi registrada entre 1965 e 1978, quando o Alviverde emplacou um total de 29 jogos sem perder para o adversário, com 21 vitórias e oito empates.

Vale lembrar que as equipes são conhecidas de longa data, pois se enfrentaram pela primeira vez em 1928, no dia 20 de maio: o Verdão, que ainda se chamava Palestra Italia, naquele dia, goleou por 5 a 0 no duelo que valia o título da Taça Competência – torneio que colocava frente a frente o atual campeão paulista da capital (o Palestra) contra atual o campeão paulista do interior (o Botafogo). Desta forma, o Maior Campeão do Brasil sagrou-se campeão, no Parque Antárctica, com gols de Ministrinho, Heitor, duas vezes, Perillo e Miguel Feite.

Ao todo, com o duelo de hoje, os times mediram forças 111 vezes, e o Maior Campeão do Brasil leva ampla vantagem: venceu 67 e perdeu 14 – outros 30 jogos terminaram empatados. Ao todo, o Verdão vazou o Botafogo 207 vezes e sofreu 90 gols.

Além disso, outro tabu positivo foi mantido em decorrência deste resultado. Desta vez, não somente contra o adversário da vez, porém um ainda mais abrangente! Contra times do interior de forma geral, o Verdão, desde 2 de fevereiro de 2020, não é vencido atuando no interior paulista em jogos do Campeonato Paulista: com este de hoje, agora são 12 jogos invictos(sete vitórias, cinco empates, com 14 gols marcados e três gols sofridos). Em nove dessas 12 partidas em questão, o Alviverde não foi vazado.

Individualmente, destaque para Breno Lopes, que, ao ter entrado em campo aos 46 do segundo tempo, o herói da Libertadores de 2020 completou sua exata centésima partida pelo Verdão, enquanto Raphael Veiga ficou marcado por ter sido o autor do primeiro gol do time na temporada 2023. Com este gol, Veiga saltou para a 35ª posição na lista de maiores artilheiros da história do Palmeiras – foi a 65 bolas na rede ao todo pelo clube e, agora, está ao lado dos ídolos Nardo, Luizão e Oséas, com essa mesma quantidade de tentos pelo Palmeiras.

E houve destaque individual até para o núcleo técnico. Sob o comando de Abel Ferreira, foram agora dez partidas disputadas pelo Palmeiras no interior paulista em jogos do Estadual (seis vitórias e quatro). Curiosamente, a primeira partida do técnico no interior aconteceu justamente no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no dia 18 de abril de 2021. O jogo terminou empatado em 0 a 0.  Na ocasião, oito jogadores formados nas categorias de base do clube iniciaram a partida entre os 11 titulares.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Breno Lopes, aos 21’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Atuesta, no intervalo), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 28’/2ºT); Dudu (Gustavo Garcia, aos 21’/2ºT), Rony e Endrick (Rafael Navarro, aos 37’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gol: Raphael Veiga, aos 24’/1ºT (0-1)

Cartões amarelos (SEP): Abel Ferreira, Gustavo Gómez e Endrick.