Arqueira Sarah Nikitin inicia série de seletivas para Olimpíadas de 2016
Departamento de Comunicação
A palmeirense Sarah Nikitin inicia nesta quinta-feira (3), na Vila Olímpica Mario Covas, em São Paulo-SP, a primeira das quatro seletivas que definirão os arqueiros da Seleção Brasileira aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Presença certa na equipe nacional desde 2011, a atleta do Palmeiras/Raycon foi o destaque da pré-seletiva realizada no início do ano, terminando na primeira colocação.
Experiência e preparo não faltam a Sarah. A principal arqueira do país da categoria Recurvo Feminino Adulto obteve bons resultados em diversas competições internacionais em 2015, além de sagrar-se mais uma vez campeã paulista. Neste início de temporada, ela também fez bonito na estreia do Campeonato Paulista Outdoor, com o primeiro lugar.
>> Veja mais: Arqueiros disputam terceira fase do Paulista Indoor no Campo de Marte
A arqueira do Verdão vai enfrentar nove adversárias na seletiva – também haverá a presença de dez atletas entre os homens –, todos classificados no torneio de janeiro. Serão três dias de disputa: treinos livres na quinta (3), duas rodadas de ranqueamento e primeiros combates na sexta (4) e duelos finais no sábado (5). Cada competidor enfrentará todos os outros do mesmo gênero. Também haverá confrontos por equipes em caráter de treino.
Os oito concorrentes classificados – quatro de cada sexo – serão definidos a partir da somatória dos três melhores resultados das quatro seletivas. As demais provas ocorrerão nos próximos meses.
Logo após a seletiva, a palmeirense vai embarcar à Guatemala para a disputa do Torneio de Ranking Mundial com a Seleção Brasileira, na próxima semana.
Mais palmeirenses de olho na Seleção
No último fim de semana, em São Paulo-SP, os palmeirenses Julio Cesar de Oliveira e Fabio Tassinari também disputaram espaço na Seleção Brasileira, na categoria Composto Masculino Adulto. As duas vagas em jogo garantiram presença na segunda etapa da Copa do Mundo, na Colômbia, e no Campeonato das Américas, na Costa Rica, ambas em maio.
Os arqueiros do Palmeiras/Raycon se destacaram na etapa do sábado (27), deixando 12 adversários para trás, e se classificaram para a sequência da seletiva. No dia seguinte, os oito finalistas se enfrentaram, todos contra todos, mas os palestrinos não conseguiram manter o topo da tabela, apesar do bom desempenho. O Verdão é um dos principais clubes do país com atletas representando o Brasil nos maiores torneios internacionais.