Arqueiro do Palmeiras chega à marca de 10 anos como recordista brasileiro

Departamento de Comunicação

Heron Ledon/Divulgação_Décio Valente é recordista brasileiro indoor da categoria Recurvo Masculino MasterO arqueiro palmeirense Décio Valente completa neste mês de abril 10 anos como recordista brasileiro indoor da categoria Recurvo Masculino Master. Especificamente no dia 02/04/2008 o atleta fez 563 pontos dos 600 possíveis em uma prova internacional e até hoje não foi superado. Dono de um dos recordes mais antigos do Brasil, naquela ocasião ele foi campeão da América.

O feito de Décio aconteceu na disputa do MICA (Multi-sites International Championships of the Americas), um dos principais torneios indoor do continente americano, com presença de milhares de participantes. Ele já estava atirando em alto nível, até que cravou os 563 tentos e foi superior, inclusive, a alguns colegas de ponta do arco composto – que geralmente têm pontuações mais altas que os de recurvo.

“Nem mesmo eu estava acreditando atirar tão bem e melhor que muita gente naquele momento. Percebi que os tiros estavam entrando muito bem, estavam confortáveis. É complicado se manter não só no físico, mas principalmente no mental, que pesa muito na hora. Eu já estava acostumado e preparado nesses dois pontos, mas a pressão de um MICA é sempre diferenciada. É uma competição pan-americana, e isso realmente pesa na hora em que você vai atirar”, relembrou Décio, atual vice-campeão brasileiro.

Na época já experiente na modalidade, Décio aguardou a classificação final de toda a América – pois as provas ocorrem localmente nas cidades – para se sagrar pela primeira vez campeão de todo o continente na classe Recurvo Masculino Master. O segundo colocado David Wearne, dos Estados Unidos, fez a mesma pontuação, porém perdeu no número de flechas atingidas na marca de 10 pontos do alvo: 30 de Décio contra 20 do estadunidense. No torneio, como nas demais competições indoor, todos fazem 60 disparos a 18 metros de distância.

Divulgação_Em 2008, o atleta fez 563 pontos dos 600 possíveis e foi campeão do MICAHá uma década com pontuação imbatível, Décio pretende elevar sua própria marca. “Realmente é uma maravilha! O mais importante nesses 10 anos é que isso me dá muito prazer e continuo em atividade plena, em alto nível. E não é a coisa mais fácil do mundo atingir esse nível físico e mental. Tive uma caída com lesão, e só com muito trabalho para recuperar, mas já resolvi 90%. A qualidade dos arqueiros melhorou muito; eu não esperava esse crescimento, porém ainda assim não conseguiram bater o recorde. Minha meta pessoal é chegar ao meu recorde e quebrá-lo. Acho que é viável e possível. Mesmo com mais concorrência, idade, mas também experiência, eu pretendo me superar”, afirmou o atleta do Palmeiras/Raycon.

Décio naquela época representava a Arqueiria Ibirapuera, e seu bom desempenho lhe rendeu o convite para atirar pelo Verdão, de onde não saiu mais. E os títulos só aumentaram. Em 2009, seu primeiro ano de clube, o palestrino foi bronze do MICA. Após o 4º lugar em 2010, voltou a ser campeão individual em 2011 e ainda terminou na quarta colocação por equipes adultas daquele ano. Isso sem contar as diversas medalhas brasileiras e paulistas ao longo das temporadas.

Aliás, no último fim de semana o Alviverde disputou o mesmo Indoor das Américas, no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP). Décio anotou 523 pontos e foi o segundo melhor de sua categoria em São Paulo – se não fosse um pequeno deslize no último disparo, provavelmente teria liderado no âmbito estadual. A classificação oficial de todo o continente deve ser divulgada em maio. Em 2017, com 518 tentos, o palmeirense foi o 31º melhor entre os 194 participantes.