Arqueiros palmeirenses fazem pontuações altas e quebram recordes indoor
Departamento de Comunicação
Os arqueiros do Palmeiras/Raycon tiveram um excelente desempenho na oitava etapa do Campeonato Paulista Indoor, disputada no último sábado (08), na FIG-UNIMESP, em Guarulhos (SP). Além dos três ouros, duas pratas e um bronze conquistados, os palmeirenses emplacaram altas pontuações, que renderam recordes para Rogerio de Lima, o Zero, e Isabella Tonão.
Zero fez 589 pontos dos 600 possíveis – ou seja, das 60 flechas que disparou, 49 foram no centro do alvo (10 pontos) e 11 atingiram a marca de 9 tentos. Com isso, o palestrino atingiu o recorde brasileiro indoor da categoria Composto Masculino Adulto e estabeleceu seu novo recorde pessoal, que era 582 pontos, obtidos no início deste ano. O atleta terminou no primeiro lugar de sua classe.
“Foi uma prova muito boa. Naquele momento, eu consegui segurar a ansiedade e no primeiro round bati 296 pontos. Já na segunda rodada não segurei tanto assim e fiz 293 (risos), mas com isso eu bati meu recorde pessoal em sete pontos e igualei o recorde brasileiro. Mesmo com alguns contratempos, a nossa equipe atirou bem e fez o seu melhor. O Palmeiras/Raycon pretende buscar mais recordes este ano ainda”, comentou Zero, que foi campeão brasileiro e paulista em 2016.
Isabella Tonão também conseguiu se superar ao marcar 561 pontos (parciais de 281 e 280 tentos). Seus recordes anteriores eram 555 no geral e 279 de round. Com isso, a palestrina ficou na segunda colocação da categoria Composto Feminino Adulto, empatada em número de pontos com a primeira colocada Larissa Oliveira, do Arco e Flecha Bandeirantes. No critério de desempate, a adversária ficou à frente com 25 flechas na marca de 10 pontos, contra 22 acertos da atleta do Verdão.
“É um resultado que eu esperava conseguir havia muito tempo, alcançar a casa dos 280 pontos em um round. E eu fui muito bem nas duas rodadas. Eu estou treinando bastante neste ano e agora por causa da seletiva (em julho, para o Mundial Outdoor), então é algo que já estou buscando. O lugar da competição também era muito bom, bem iluminado, o que ajudou bastante, pois nas outras provas a gente estava tendo essa dificuldade”, afirmou Isabella, uma das líderes do campeonato.
O arqueiro palestrino Décio Valente também estava com a mira calibrada e emplacou 559 pontos na categoria Recurvo Masculino Master, ficando a apenas cinco tentos de quebrar o recorde brasileiro que pertence a ele próprio. O palmeirense ficou na primeira colocação; seus companheiros Magdiel Santos e Wladimir Junior ficaram no terceiro e quinto lugares, respectivamente, com 535 e 512 pontos.
Outros três atletas do Verdão competiram na prova. Na mesma categoria de Zero, Composto Masculino Adulto, Fabio Tassinari ficou em segundo lugar, com 559 pontos, e Vilson, em sétimo, com 554. Já Julio Cesar de Oliveira foi o líder da Composto Masculino Paralímpico, com 565 tentos.
Veja os resultados do Verdão na oitava etapa do Paulista Indoor:
Recurvo Masculino Master
1º lugar – Décio Valente – 559 pontos
3º lugar – Magdiel Santos– 535 pontos
5º lugar – Wladimir Junior – 512 pontos
Composto Masculino Adulto
1º lugar – Rogerio de Lima (Zero) – 589 pontos
2º lugar – Fabio Tassinari – 559 pontos
7º lugar – Vilson Tonão– 554 pontos
Composto Feminino Adulto
2º lugar – Isabella Tonão – 561 pontos
Composto Masculino Paralímpico
1º lugar – Julio Cesar de Oliveira – 565 pontos