Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Os times de base do basquete palmeirense vivem grande fase na temporada 2018. Para encerrar o ano com chave de ouro, o Verdão teve cinco atletas convocados para o Youth Development Program (Programa de Desenvolvimento de Jovens) da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) das Américas, entidade máxima da modalidade no continente. O evento acontece entre os dias 13 a 16 de dezembro, em Campinas (SP).

Fabio Menotti/Palmeiras e Caio Carlucci/Divulgação _ Bruno, Lucas, Pará, João Victor e Arthur se destacaram pelo Verdão em 2018

Da equipe Sub-16 alviverde, foram chamados os atletas Arthur Vitorino (ala), Bruno Cardoso (pivô) e Lucas Lima (ala). Os garotos fizeram história pelo clube nesta temporada, já que fazem parte do elenco campeão brasileiro e estadual de basquete pela categoria sob o comando de Adriano Geraldes.

Já do Sub-15, os convocados são João Victor Chagas (ala) e Matheus “Pará” Leoni (armador). Treinados por Willians Manzini, técnico multicampeão pelo clube, os atletas conquistaram o vice do Campeonato da GSP após realizarem a melhor campanha da fase classificatória e brigam pelo título estadual desta faixa etária.

O Youth Development Program faz parte do Youth Elite Camp (Acampamento de Jovens) da FIBA Américas e terá avaliações físicas, palestras com jogadores e profissionais do basquete, seções de desenvolvimento de habilidade em quadra e uma clínica com Don Showalter, técnico dos Estados Unidos multicampeão da modalidade entre 2009 e 2018.

O evento organizado pela entidade máxima do basquete no continente está estruturado em três pilares: aumentar o acesso ao basquete para os jovens atletas, dar mais oportunidades para jogadoras jovens e criar uma plataforma destinada aos talentos de maior destaque nas Américas.

Ao todo, foram chamados 24 garotos nascidos entre 2002 e 2005 de diversos clubes brasileiros. O Verdão, ao lado do Clube Campineiro de Regatas/Akdmia, foi a agremiação com o maior número de convocações: cinco.