Basquete palestrino inicia temporada com mudanças no comando técnico

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Adriano Geraldes treinará os times Sub-16 e Sub-17 do VerdãoPresente no pódio das principais competições de base em 2017, o basquete do Palmeiras retorna aos trabalhos em 2018 com mudanças expressivas. Os treinamentos de início de temporada mostraram o retorno das categorias pares – Sub-12, Sub-14 e Sub-16, que se unem aos times Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19 na disputa dos torneios organizados pela Federação Paulista de Basketball (FPB).

Além disto, muitas caras novas bateram bola no ginásio do Palestra Italia. Fora de quadra, a grande novidade é a contratação do experiente técnico Adriano Geraldes, com passagens de base pela Seleção Sub-19 do Líbano, além dos paulistas Continental, Hebraica, Monte Líbano, Winner/Limeira e Ipê Clube. Em 2017, o treinador estava no Mackenzie e se sagrou vice-campeão metropolitano (GSP) Sub-15.

Convocado para a Seleção Paulista em duas oportunidades, o comandante chega para treinar os times Sub-16 e Sub-17 do Verdão e vê a oportunidade no clube como a principal da carreira. “O Palmeiras não é grande só pelo futebol, mas também pelas várias modalidades esportivas que tem. Os desafios que tive na carreira têm suas particularidades, e vejo a de agora como principal pela história que tem o clube. Nomes de peso são desenvolvidos e revelados aqui desde sempre, e espero realizar um trabalho vencedor com os garotos”, disse Adriano.

Além dele, a base palestrina terá à frente dos times Sub-12 e Sub-13 Gustavo Rocha, ex-atleta e atual coordenador da modalidade no Verdão. As equipes Sub-14 e Sub-15 serão treinadas pelo multicampeão Willians Manzini, e o Sub-19 permanece nas mãos de Felipe Santana, o Filé, auxiliar técnico da Seleção Brasileira Principal.

Com pelo menos um reforço oriundo de peneiras em cada categoria, o Alviverde se consolidou como berço de talentos do basquete por mais uma temporada. A exemplo do armador Yago Mateus, atualmente no Paulistano e na Seleção Brasileira Adulta, a base palestrina exportou jogadores para a Europa e para a América do Sul, além da Liga Ouro – divisão de acesso do Novo Basquete Brasil (NBB).

Dois dos principais jogadores do Verdão em 2017, o ala Rafael Paulichi e o armador Caio Pacheco reforçaram o time adulto do Weber Bahía Blanca, da Argentina, e atuarão pela liga de desenvolvimento local. Os garotos eram titulares absolutos da equipe Sub-19 palestrina em 2017 e, segundo Filé, têm tudo para alcançar o sucesso em outra escola.

"O Caio é um dos armadores que mais entendem e controlam o jogo de base. Esse garoto trabalhou muito nos últimos anos. Foram inúmeras sessões individuais, treinos com a equipe, sessões de vídeos, livros que teve que ler, enfim, foi um caminho árduo para desenvolver, mas que está dando frutos. Já o Rafa foi o jogador que mais vi trabalhar desde que atuo com equipes juvenis. Todos os feriados, finais de semana e folgas ele vinha para treinarmos habilidades específicas. É um dos atletas mais responsáveis e batalhadores que já tive”, disse o treinador.

Divulgação _ Rafael (esq.) e Caio (dir.) fizeram ótima temporada pelo Verdão no Campeonato Paulista Sub-19 de 2017

“São inúmeros os jogadores que passaram pela nossa base e hoje desempenham em alto nível, seja no Brasil, Europa, Estados Unidos, e agora eles na Argentina. Isso só nos deixa orgulhosos com o trabalho realizado e com a certeza de que estamos no caminho certo, mas queremos sempre mais, muito mais”, completou.

Na temporada passada, o basquete do Palmeiras conquistou pódio em todas as categorias que jogou. Os times Sub-13 e Sub-15 foram bronze do Campeonato da Grande São Paulo (GSP), o Sub-17 foi vice-campeão Estadual e o Sub-19 ficou com o terceiro lugar do torneio. As competições têm previsão de início no mês de março.