Basquete sub-17 sofre revés e termina o Estadual com a medalha de prata

Agência Palmeiras
Heron Ledon

Os garotos sub-17 do basquete do Verdão conquistaram a segunda colocação do Campeonato Estadual no Ginásio Palestra Italia, nesta quarta-feira (20) de Consciência Negra. Pelo segundo duelo da final do torneio, a equipe lutou do começo ao fim da partida, mas foi superada pelo São José Basketball/Atleta Cidadão por 78 a 72 e encerra a competição com uma boa campanha.

O Palmeiras precisava do triunfo para levar a disputa ao terceiro confronto, já que o rival vencera o primeiro jogo, em São José dos Campos (SP), pelo placar de 51 a 49. Então, o time começou o duelo impondo ritmo e fechou o primeiro quarto em 25 a 18. No entanto, a reação adversária e alguns erros defensivos e ofensivos fizeram com que a equipe palestrina corresse atrás do placar durante o decorrer do embate.

Os instantes finais do jogo foram de emoção e tensão ao torcedor verde e branco, pois os garotos palmeirenses chegaram a diminuir a diferença para dois pontos e ficaram perto da virada, mas o resultado acabou em 78 a 72. “A campanha foi ótima, mas, na fase final, não jogamos o que poderíamos. O fator positivo da derrota é que ela serve de experiência aos garotos, para saberem que só ganha quem está com sangue no olho e para trabalharem com muita intensidade daqui para frente”, disse o comandante Betão, treinador do sub-14 e auxiliar técnico do profissional.

O Verdão havia superado o adversário em duas oportunidades neste torneio, na Fase de Classificação – 72 a 67 em casa e 67 a 45 no território oponente. Com o revés, a equipe verde e branca fecha o campeonato com 23 vitórias e cinco derrotas, além de 1952 pontos pró e 1542 contra – médias de 69,7 e 55,1, respectivamente.

No Palestra, sub-16 faz primeira final nesta sexta (22)

O time sub-16 alviverde também está na final do Estadual e faz o primeiro jogo da disputa nesta sexta-feira (22), às 19h, no Ginásio Palestra Italia. O Palmeiras recebe o Paulistano, que mandará os últimos duelos em sua casa, em São Paulo (SP). Ambos se enfrentaram na fase classificatória e tiveram uma vitória cada – 70 a 65 ao rival e 63 a 61 ao Verdão.