Boxeador do Palmeiras volta da Alemanha com o bronze

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

O boxeador do Palmeiras Jhonatan Conceição retornou no último domingo (10) ao Brasil depois de conquistar o bronze na tradicional Chemistry Cup, campeonato internacional que ocorre na Alemanha há 40 anos. O Brasil foi o único país fora do eixo Europa-Ásia a participar do torneio, que contou também com a participação da Alemanha, China, Dinamarca, França, Itália, Cazaquistão, Moldávia, Mongólia, Holanda, Áustria, Rússia, Suíça, República Tcheca, Ucrânia e Hungria.

Na primeira rodada da competição, considerada uma das mais fortes do mundo pela AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), Jhonatan enfrentou Mario Balaz, boxeador da República Tcheca. Apesar da tradição do Boxe Olímpico na República Tcheca, como em todos os países que foram membros da União Soviética, o brasileiro provou mais uma vez que o esporte no Brasil vem evoluindo muito nos últimos anos e venceu por 15 a 6.

Com a vitória, Jhonatan conseguiu vaga na semifinal, e enfrentaria o boxeador alemão Artem Harutyunyan. Já com a medalha de bronze garantida, o palmeirense teria que vencer o favoritismo do alemão, que lutava em sua casa, para poder disputar a final. Porém, a maior experiência de Harutyunyan fez a diferença e Jhonatan foi superado por 20 a 7.

Conseguindo subir no pódio em sua primeira competição no continente Europeu, a campanha de Jhonatan na Chemistry Cup é considerada satisfatória por seus técnicos. "É claro que sempre queremos alcançar o primeiro lugar, mas se levarmos em conta o fato do Jhonatan ser o boxeador mais jovem do torneio (17 anos) e o altíssimo nível de seus adversários, podemos comemorar este bronze como se fosse ouro", disse Breno Macedo, gerente de Boxe do Palmeiras.

O também atleta do Verdão Michel Borges, da categoria até 81 kg, voltou  para casa sem medalha, já que foi superado em seu combate de estreia pelo boxeador holandês Peter Mullenberg. Com cinco atletas inscritos, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze: a de Jhonatan, pelos 64 kg, e a de Roberto Custódio, pelos 69 kg.