Boxeador peso-pesado do Palmeiras sagra-se campeão brasileiro

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

A equipe de boxe do Palmeiras tem mais um atleta campeão brasileiro em seu time: o boxeador Cosme Nascimento, da categoria super-pesado, venceu na última semana o Campeonato Nacional, que ocorreu em Aracaju, capital de Sergipe. O boxeador, que mora e treina no clube há um ano e meio, superou adversários renomados no caminho e pôde comemorar seu primeiro título nacional.

No primeiro combate, Cosme superou Renato Silva, representante do Espírito Santo, por pontos. A segunda luta do palmeirense foi contra o carioca Wallace Fernandes, a quem também superou na decisão dos jurados. Após estas duas vitórias, Cosme classificou-se para a semifinal da competição, na qual enfrentou Jhonny Klever, representante do estado de Minas Gerais.

Jhonny foi atleta da seleção brasileira durante três anos e, mesmo afastado do time olímpico brasileiro há cerca de um mês, ainda era o favorito da categoria. O desempenho de Cosme no ringue, no entanto, fez com que o público presente acreditasse que ele fosse o atleta que já representou o Brasil em campeonatos internacionais, a despeito de seu adversário – que já disputou Pan-Americanos e até Campeonatos Mundiais. O palmeirense venceu mais uma vez por pontos e passou para a final da categoria.

Na decisão do ouro, Cosme enfrentou o veterano Tarcisio Santos, da Bahia. Tarcisio também já fez parte da seleção e hoje em dia é atleta da Marinha do Brasil, compondo o time militar nacional. Após um primeiro round equilibrado, Cosme conseguiu aplicar no segundo assalto um potente gancho de direita no queixo do baiano, que foi à lona para a paralização da luta pelo árbitro – decretando assim o nocaute técnico a favor do boxeador palmeirense.

"Consegui minha redenção em campeonatos brasileiros", disse o jovem boxeador, de apenas 19 anos. "Em 2010, sem muito preparo e com apenas 16 anos, fui eliminado na luta de estreia. Em 2011 sofri um duro nocaute também na primeira luta. No ano passado, não consegui me classificar. Mas este ano dei a volta por cima, e graças ao Palmeiras e a meu treinador Paco Garcia consegui o lugar mais alto do pódio.", disse o atleta.

Além de Cosme, a equipe do Palmeiras enviou ao Brasileiro o peso pena Yuri Previatti, que ficou sem medalha após vencer o representante do Rio Grande do Norte na estreia, mas ser derrotado pelo atleta da Bahia nas quartas de final. Os atletas foram comandados pelo técnico Breno Macedo, que compõe o time do Palmeiras e dirigiu a equipe paulista.