Boxeadores do Verdão levam 4 medalhas no Brasileiro Juvenil

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

A equipe de boxe do Palmeiras teve um excelente aproveitamento no último Campeonato Brasileiro de Boxe Juvenil, realizado em Campo Grande (MS), na última semana. Dos oito boxeadores que representaram o estado de São Paulo na competição nacional, cinco eram do Palmeiras – das cinco medalhas conquistadas pela equipe paulista, quatro vieram pelas mãos dos representantes do clube. 

Jan Pierre Fonseca, da categoria dos 56 kg, ficou com o bronze após vencer os representantes da Bahia e do Espírito Santo mas ser superado na semifinal pelo atleta do Pará. João Breve, da categoria acima de 91 kg, precisou fazer apenas um combate para sagrar-se campeão brasileiro, vencendo na final o adversário da Bahia. Já Vinícius Barros, dos 75 kg, e Jhonatan Conceição, dos 64 kg, tiveram um caminho muito mais difícil para chegar à medalha de ouro.

Jhonatan chegou à competição como o favorito da sua categoria, por ser membro da seleção brasileira e ter conquistado títulos nacionais pelos três últimos anos consecutivos. Na sua caminhada pelo tetra, ele superou adversários de Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e Roraima, sendo considerado um dos atletas de maior técnica na competição.

Já Vinícius Barros, mesmo sem o mesmo retrospecto de Jhonatan, fez campanha tão grandiosa quanto a dele. Logo na estreia, Barros mostrou a que veio, e venceu o representante do Espírito Santo por nocaute no primeiro round. Nas quartas de final, o palmeirense derrotou o atleta da seleção brasileira Klisman Simão, de Minas Gerais, “roubando” dele o posto de favorito da categoria. Na semifinal, o palmeirense derrotou o atleta da Bahia e, na grande final, superou atleta de Mato Grosso do Sul e tornou-se a principal revelação do campeonato.

As medalhas dos palmeirenses foram fundamentais para que São Paulo ficasse na segunda colocação coletiva, atrás apenas da equipe do Pará. O resultado comprova que o investimento feito pelo Palmeiras nas categorias de base do boxe vem rendendo bons frutos, gerando jovens atletas de destaque no cenário nacional. 

"Estes resultados são fruto de um trabalho enorme da Sociedade Esportiva Palmeiras, e não podemos deixar de mencionar os responsáveis: o técnico Paco Garcia e o Prof. Henrique, pelo empenho e conhecimento, Breno Macedo, pela luta e trabalho incansável, e toda a equipe de atletas que hoje forma uma família. Não podemos de esquecer também de todos os sócios que praticam a modalidade e sempre apoiam nossos atletas. Fico emocionado de ver como todos defendem nossa camisa. Aqui é Palmeiras!", declarou Reginaldo Tripolli, o Xexéu, ex-diretor de boxe e atual diretor administrativo do Palmeiras.