Corredores do Palmeiras participam de tradicional ultramaratona na África

Departamento de Comunicação

Pela primeira vez na história, a equipe de corrida de rua da Sociedade Esportiva Palmeiras participou com dois atletas  da ultramaratona de Comrades, na África do Sul, no último domingo (1). A tradicional prova contou com 18 mil inscritos de todo o mundo, em traçado de 89.280 metros entre estradas e ruas que ligam as cidades de Pietermaritzburg a Durban.

Divulgação _ A equipe alviverde contou com a corredora Lis Helena Bellio e com o corredor Luiz Carlos Clemente dos Santos

A prova é uma das mais famosas da modalidade, realizada desde 1921 em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial – ela só deixou de ser organizada entre 1941 e 1945 devido à Segunda Guerra. Ao todo no evento, estima-se que mais de 500 mil pessoas entre atletas e familiares tenham participado (famílias chegam a acampar para incentivar corredores). 

A equipe de corrida do Palmeiras participou com a corredora Lis Helena Bellio, que terminou em terceiro lugar entre as brasileiras, e o corredor Luiz Carlos Clemente dos Santos, que terminou a prova com o tempo de 09h32m28s – que lhe rendeu a medalha de bronze, dada a todos os corredores que completam a prova com tempo abaixo de 10 horas.

“Com vontade, treinamento e dedicação, as pessoas conseguem completar esta prova, que nos mostra a humildade e o respeito que temos que ter por uma história de tantos que por aqui passaram. O mais importante não é o tempo, e sim chegar, cruzar a linha final. Isso realmente lhe faz um vitorioso”, disse Luiz Clemente.

Sobre a prova

A corrida possui um enorme grau de dificuldade, pois além da altimetria acentuada, com subidas íngremes e descidas, há durante o trajeto cinco pontos de tempo de corte (ou seja, se o corredor não alcançar o ponto até o tempo determinado ele é retirado da prova). O tempo máximo é de 12 horas, e os corredores que chegam após esse tempo são desclassificados. Além de velocidade, a ultramaratona exige paciência e dedicação dos participantes.