Dia das Crianças do Verdão: meninos do futsal são campeões estaduais

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

O Dia das Crianças deste domingo (12) teve um gosto especial para os meninos do futsal do Palmeiras. Pela final do Campeonato Estadual, a categoria Sub-8 alviverde soltou o grito de campeão ao derrotar o São Caetano por 4 a 1, no Ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo-SP. No mesmo local, o Sub-9 também disputou o título, mas acabou superado pelo Barueri por 3 a 0 e levou a medalha de prata para casa.

Divulgação _ Garotos do futsal do Palmeiras são campeões estaduis após derrotar o São Caetano

O primeiro tempo de jogo foi equilibrado. Logo no início, o São Caetano abriu o placar ao converter uma penalidade. O Verdão, por sua vez, não se abalou e buscou os ataques sem cessar. No segundo tempo, os palmeirenses deram o troco. Victor Pereira recebeu livre pela direita, na entrada da área, e fuzilou para o fundo das redes, empatando o marcador. Passados alguns instantes, Victor brilhou novamente. Em cobrança de falta ensaiada, o palestrino acertou o ângulo direito do goleiro e emplacou a virada de 2 a 1.

A terceira etapa do confronto foi a mais tensa e disputada. A equipe de azul queria o empate para garantir o título, já que tinha essa vantagem por possuir melhor Índice Técnico (resultado do número de pontos dividido pelo número de jogos no torneio). O Alviverde, no entanto, tentava mais um tento para administrar o caminho à conquista.  Eis que, nos minutos finais, Pedro de Lima roubou a bola, puxou o contra-ataque trocando passes com George dos Santos e bateu rasteiro para fazer o terceiro gol.

A um minuto do fim, George dos Santos recebeu passe dentro da área, protegeu, girou pra cima do defensor e tirou do goleiro para selar o triunfo verde e branco. Palmeiras 4 a 1 sobre o São Caetano; apito final, e festa dentro de quadra! Com uma campanha de dez vitórias e cinco empates, o Sub-8 do Verdão foi o único time invicto do campeonato. A equipe ainda teve o quarto melhor ataque e a segunda defesa menos vazada, com 68 e 16 gols, respectivamente.  George foi o artilheiro do time, com 20 tentos anotados – o quarto que mais marcou na competição.

Na sequência, foi a vez o Sub-9 iniciar a batalha, ante o Barueri. Os primeiros cinco minutos foram sem gols. O Palmeiras criou algumas chances, mas não conseguiu abrir o marcador. No segundo tempo, porém, foi o oponente do Alviverde que balançou as redes primeiro após jogada na área. Aos três minutos da etapa final, o rival palestrino ampliou. O Verdão continuou avançando e quase descontou com o goleiro Andrey Lima, que acertou a trave em cobrança de falta. O pequeno Victor Vieira ainda carimbou o travessão depois de um rebote na meta do arqueiro adversário. Apesar das tentativas, o Verdão sofreu o terceiro tento no final do jogo e ficou com a medalha de prata do torneio.

O Sub-9 terminou com uma campanha de 11 vitórias, dois empates e dois reveses. Ao lado do próprio Barueri, a equipe é a que mais marcou gols – 94 no total. Ela ainda foi a dona da terceira melhor defesa, com 20 tentos sofridos. O artilheiro isolado da categoria é o palmeirense Vinicius Gianellini, que balançou as redes 35 vezes.

"Todos os meninos estão de parabéns, nota dez! Infelizmente, não conseguimos a vitória com o Sub-9, mas isso acontece. Todos eles estão aqui no Palmeiras há anos, crescendo e sempre tendo conquistas. Com certeza, eles darão bons frutos ao Palmeiras, inclusive, no profissional. Eu sempre digo que eles têm de se divertir, e é isso o que eles fazem e fizeram hoje!", parabenizou a treinadora das duas categorias, Fernanda Grande.

Confira os bastidores da conquista dos garotos alviverdes nas lentes da TV Palmeiras: