Fã de Brown, jovem armador comanda títulos e constrói história no clube

Agência Palmeiras
Heron Ledon

Dois títulos em dois dias. Cestinha em ambas as decisões. O protagonista desses feitos chama-se Yago Mateus dos Santos, armador das equipes sub-15 e sub-14 do basquete do Verdão, campeãs do Campeonato da Grande São Paulo (GSP), neste final de semana (9 e 10), sob o comando do garoto. Fã – e até “aluno” – do maestro do time profissional, Caleb Brown, o jovem promissor ganhou todos os quatro títulos que disputou pelo Palmeiras desde que chegou e quer construir sua história no clube.

Natural de Tupã (SP), Yago jogava em um time do Rio de Janeiro quando veio ao Alviverde em 2012, com apenas 13 anos de idade, indicado por seu irmão mais velho, que desejava ver o familiar com a camisa palestrina. “Quando nós vimos o que ele fazia com a bola na mão e dentro de quadra, não houve como deixá-lo ir embora. Esse menino é sensacional, um talento”, destaca o treinador Willians Manzini do dia em que o garoto fez seu teste no Verdão.

Morando na casa de um amigo da base, a promessa começou a treinar no sub-13 palmeirense, sob o comando de Manzini, e as conquistas não tardaram a acontecer: ganhou os troféus da GSP – sendo eleito o melhor jogador do campeonato – e do Estadual daquele ano. “Todos do Palmeiras me acolheram muito bem quando eu cheguei aqui. O time já era muito bom, e vencemos as competições”, conta Yago.

O atleta de cerca de 1,70m de altura não só passou a jogar pelo sub-14 em 2013, como também pelo sub-15 – e foi o destaque dos dois nos títulos deste ano. Melhor pontuador da equipe sub-14 na GSP, com 397 pontos em 23 duelos (média de 17,2), Yago comandou o triunfo sobre o Pinheiros por 63 a 31, neste sábado (9), no Ginásio Palestra Itália. De quebra, foi o cestinha do duelo com 18 tentos.

E ele fez melhor no dia no dia seguinte, na final do sub-15, com uma atuação brilhante. Também no Palestra, o Verdão precisava da vitória por mais de quatro pontos para ficar com o ouro, e a tarefa não seria nada fácil. Quando o time perdia, ainda no primeiro quarto, o camisa 16 entrou em quadra para não sair mais e mudar o rumo do jogo. Foram rápidos contra-ataques, cestas de três, lances livres e lindos passes que ajudaram a construir o placar final de 65 a 53. Mais uma vez, Yago foi quem mais pontuou no confronto: 27 no total – novamente, mais da metade dos pontos que o adversário fez.

A qualidade nata do garoto é aprimorada com o “professor” Caleb Brown, armador do time profissional e inspiração do jovem. Com estilos de jogos parecidos, CB sempre procura dar algumas dicas a Yago e passar sua experiência no basquete. “O Yago é um jogador sensacional, e adoro assistir aos jogos dele. Sempre comento com ele para continuar trabalhando. Esse é o segredo. Quando não se sentir bem, deve trabalhar ainda mais forte. Se ele continuar assim, treinando intensamente todos os dias, pode ser o melhor armador do Brasil. Mas também todos os garotos da base estão de parabéns”, destacou o americano, que compareceu à conquista do sub-14.

Com quatro títulos pelo Verdão – e ainda vai disputar dois Estaduais neste ano – a promessa palestrina já teria potencial, inclusive, para estar em categorias maiores, segundo Lucas Costa, coordenador do basquete do clube. “Para começar, o Yago é fenomenal, fora de série. Eu diria que é como se ele fosse um veterano bom jogando no sub-14 e no 15. Ele poderia até jogar no 16 e no 17 pela sua qualidade técnica”.

Em 2014, o jovem armador provavelmente estará nas equipes sub-15 e sub-16 verde e branca. E Yago não quer parar por aí. “Eu pretendo ficar aqui e jogar pelo adulto. Eu gosto muito do Palmeiras. A base é muito forte, e a estrutura daqui é boa. E eu não quero sair daqui não”, declara. Se depender do Alviverde, a história do garoto no Palestra está apenas começando. “Ele ama o Palmeiras e se sente bem aqui. E nós vamos estar sempre com ele, dando todos os respaldos e as condições para ficar com a gente até quando ele quiser”, declara Lucas.