Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Melhor futsal de base paulista, o Palmeiras briga pelos títulos do Campeonato Metropolitano neste sábado (08), no Ginásio Presidente Ciro II da Federação Paulista de Futsal (FPFS), em São Paulo (SP). As partidas das equipes Sub-18, Sub-16 e Sub-14 acontecem às 11h, 13h e 15h, respectivamente. É o terceiro ano consecutivo que o Alviverde emplaca pelo menos três categorias na disputa das taças da competição.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O Sub-17/Sub-18 é o atual bicampeão invicto do torneio

Soberano na competição desde 2015, o Verdão não terá vida fácil para chegar ao posto de campeão metropolitano. No primeiro confronto do dia, os garotos do Sub-18 (faixa etária que substitui o Sub-17), com 100% de aproveitamento no torneio (13 vitórias em 13 jogos), encaram o São Caetano Futsal.

As duas esquadras já realizaram confrontos memoráveis na base. No ano passado, por exemplo, pelo Campeonato Estadual Sub-17, as equipes empataram por 8 a 8, em partida disputada no Palestra Italia – Rafael Elias “Papagaio”, uma das revelações recentes do futsal alviverde e que também atua no Sub-20 de campo, marcou quatro vezes. A categoria, na época de Sub-17, conquistou o título de forma invicta nos dois últimos anos (2015 e 2016).

Também sem saber o que é empate ou derrota nos 13 jogos disputados até aqui, o Sub-16 fará a final contra o Audax Osasco. As equipes, inclusive, já se enfrentaram em 2017: em 18 de março, no Palestra Italia, o Verdão superou o rival por 2 a 1 – gols de João Victor Freire e Vinicius Pereira, artilheiro da categoria no Metropolitano com 23 tentos. Os meninos levantaram o caneco do torneio em 2015 sem sofrer revés.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ A categoria Sub-16 conquistou o Metropolitano em 2015 de forma invicta

Técnico das duas categorias, Valdir de Freitas, o Val, destacou a seriedade do trabalho realizado na base palmeirense nos últimos anos. “Treinamos forte nestes dias que antecederam a final. É um trabalho realizado semanalmente, de forma muito profissional. Os garotos têm o sonho de se tornar grandes jogadores de futsal e disputar ligas adultas. Preparamos eles para o futuro e eles se dedicam demais com respeito, honestidade, integridade e lealdade. Com esta metodologia, temos um grupo unido, respeitoso e totalmente comprometido com os resultados”, disse.

No terceiro confronto palestrino do dia, os meninos do Sub-14 medem forças pela taça contra o ASF/Magnus. Em 2016, pelo Campeonato Estadual, o Verdão atropelou a equipe do ABC por 7 a 0 – gols de Bruno Souza (3), Gabriel Vieira (2), Daniel Junior e Guilherme. A esquadra, inclusive, conquistou a vaga na final do Metropolitano após vencer o Corinthians, na semifinal, por 6 a 4.

Atual bicampeão metropolitano à frente do Sub-14, Eduardo Silva, o Alemão, pregou respeito ao adversário sorocabano, que tem a melhor campanha do Metropolitano. “Jogaremos contra o time mais entrosado da competição, mas acredito no potencial dos nossos atletas para fazer um bom duelo. A melhor parte deste trabalho é poder treinar garotos que têm total identidade com o clube e que assimilam muito bem as metodologias implantadas. Fazer parte da parceria entre base e futsal também é gratificante, pois este projeto rende e renderá muitos bons frutos ao Palmeiras”, disse. O comandante é técnico do time Sub-11 de campo do Verdão.

Papa-títulos, o futsal palestrino tem se destacado em todas as competições paulistas de base nos últimos dois anos. Além das conquistas do Metropolitano, o Alviverde acumula taças recentes no Estadual pelo Sub-8 (2014 e 2016), Sub-10 (2015 e 2016), Sub-14 (2014 e 2016), Sub-16 (2016) e Sub-17 (2016). As finais deste sábado (08) terão entrada gratuita para a torcida palmeirense.

Ewerton Araújo/FPFS _ O Sub-14 pode ser bicampeão metropolitano diante do Magnus Futsal